Imagem de campo com integração lavoura pecuária, contendo um veículo da empresa Premix e animais da raça nelore ao fundo.
BLOGDestaque-blogManejo na pecuária

Integração Lavoura Pecuária: aumente a rentabilidade da sua fazenda

A Integração Lavoura Pecuária (ILP) é uma prática estratégica que vem transformando a forma como a agricultura e a pecuária interagem dentro de uma mesma propriedade.

Esse sistema sustentável consiste em integrar a produção de culturas agrícolas com a criação de animais, geralmente gado, aproveitando a rentabilidade que ambas as atividades podem oferecer.

A ILP não apenas maximiza a eficiência da terra, mas também cria um ambiente associativo onde as atividades se complementam.

Continue com a leitura para entender um pouco mais sobre esta prática que está cada vez mais presente nas fazendas brasileiras.

Como implantar integração lavoura pecuária?

A implementação da ILP requer um planejamento cuidadoso e um passo a passo bem definido.

Primeiro, é essencial avaliar as condições do solo, clima e topografia da fazenda para determinar as melhores culturas e pastagens para integrar.

Os produtores, ao decidirem realizar esta prática, precisam levantar alguns questionamentos antes da implantação. Uma vez que ele precisará entender se será viável.

Faz sentido eu realizar esta estratégia? Tenho área suficiente? Possuo recursos necessários? Quais culturas irei explorar?

Além disso, definir seus objetivos com a implantação do sistema é o ponto chave para iniciar o processo.

Dentre os objetivos podem estar, otimizar a qualidade das pastagens com a melhoria da fertilidade do solo; explorar o gado durante a entressafra; estocar forragem para o período seco; diversificar as fontes de renda da fazenda durante o ano ou até mesmo, ter palhada para realizar plantio direto.

Portanto, ter um planejamento é essencial para que a atividade obtenha sucesso.

Um bom exemplo de integração é a combinação de culturas como milho e capim braquiária, que pode otimizar a produção de alimentos para gado e proporcionar boa cobertura do solo.

LEIA MAIS – ILPF: uma grande aliada na pecuária sustentável

O próximo passo envolve o manejo adequado das culturas e do gado, com rotação de áreas para garantir a fertilidade do solo e a produtividade dos animais.

Dentro desse sistema, diversas integrações podem ser exploradas. Outro exemplo bem comum no Brasil, é a integração de soja com pastagens. O benefício aqui é que a soja fixa nitrogênio no solo, enriquecendo-o para o cultivo subsequente de pastagens, onde o gado irá pastar.

Isso não apenas economiza recursos do produtor, mas também reduz a necessidade de utilização insumos externos, como adubação nitrogenada, por exemplo.

Benefícios

Os benefícios da Integração Lavoura Pecuária são notáveis tanto para o pecuarista quanto para o meio ambiente.

Para os produtores, a ILP diversifica as fontes de renda, diminui os riscos relacionados à variação de preços de commodities e proporciona uma utilização mais eficiente da terra.

Além disso, essa prática promove a conservação do solo, melhora sua fertilidade e reduz a erosão. A cobertura vegetal constante também contribui para a retenção de água, beneficiando a qualidade dos recursos hídricos.

Sustentabilidade e rentabilidade na Integração Lavoura Pecuária

Em termos sustentáveis, a rotação de culturas agrícolas e pastagens contribui para a melhoria da saúde do solo, reduzindo a necessidade de insumos químicos e conservando sua fertilidade natural.

Isso não só aumenta a produtividade a longo prazo, mas também previne a degradação do solo e a erosão, preservando a qualidade dos recursos hídricos.

Além disso, a diversificação das atividades dentro de uma propriedade por meio da ILP cria um ecossistema agrícola mais resistente. Ao invés de depender apenas de uma única fonte de renda, os produtores têm múltiplas fontes provenientes das lavouras e do gado.

A obtenção de lucros através da ILP ocorre de várias maneiras. Primeiramente, há a produção de grãos e carne em uma mesma área, maximizando a produtividade por hectare.

Além disso, a rotação de áreas cultivadas e pastagens favorecem a produtividade por mais tempo, evitando a degradação do solo. A diversificação da produção também cria oportunidades para a venda de diferentes produtos, o que pode ser vantajoso em um mercado em constante flutuação.

LEIA TAMBÉM – Ciclo Pecuário: Onde estamos em 2023?

Como a Premix pode contribuir com o sistema ILP da sua fazenda

Um aspecto relevante da estratégia ILP é a maior chance de nutrição qualificada dos bovinos da área. Porém, apenas com pasto consorciado com alguma cultura agrícola, talvez não seja o suficiente para uma produção pecuária de ponta.

A suplementação entra como um aliado importante nesta estratégia, a fim de potencializar os resultados de produtividade por hectare.

Neste sentido, a Premix, possui um suplemento específico para bovinos criados em sistema de ILP, o Premiphós ILP.

Esse suplemento mineral, enriquecido com Fator P uma tecnologia inovadora e exclusiva da Premix, foi desenvolvido para atender às demandas específicas dos animais em sistemas de Integração Lavoura Pecuária.

Além do completo portfólio de suplementos, a Premix possui uma equipe de Consultores Técnicos altamente especializada, capaz de traçar uma estratégia personalizada para a realidade do seu negócio.

Clique aqui e entre em contato com o nosso time pelo Whatsapp.

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *