Cavalo da raça Quarto de Milha sendo montado por cavaleiro, prática do esporte Team Rope.
Cavalo Quarto de Milha.
BLOGCuriosidades do AgroDestaque-blogEquinos

Cavalo Quarto de Milha: força e versatilidade na fazenda.

Nos campos da equinocultura, uma raça que se destaca por sua notável versatilidade, força e velocidade é o Quarto de Milha.

Com um nome que remete à sua habilidade em percorrer curtas distâncias em tempos surpreendentes, essa raça, de fato, conquistou o coração de criadores de cavalos e pecuaristas em todo o mundo.

A origem do Quarto de Milha

No século XVII, a raça foi desenvolvida nos Estados Unidos, através de cavalos Árabes e Turcos, levados pelos espanhóis para a América do Norte.

Esses garanhões foram cruzados com éguas inglesas e, deste cruzamento, nasceram animais robustos, fortes, dóceis e com uma agilidade sem tamanho.

Seu nome deriva da habilidade de atingir uma alta velocidade em um quarto de milha, cerca de 402 metros. Inicialmente, os Quarto de Milha eram utilizados em corridas de curta distância, destacando-se pela aceleração rápida e paradas bruscas.

Segundo informações da American Quarter Horse Association (AQHA), que é a maior registradora global de equinos, existem aproximadamente 6 milhões de cavalos da raça registrados desde 1940.

Porém, como este número refere-se apenas aos animais registrados, estima-se que o número total de Quartos de Milha no mundo seja muito maior. Só no Brasil são cerca de 285 mil cavalos registrados e 39 mil criadores.

Características do cavalo Quarto de Milha

Assim como falado anteriormente, os animais desta raça são extremamente dóceis e ágeis.

LEIA MAIS: 5 dicas para o manejo dos cavalos na fazenda.

Em termos físicos, esses animais possuem conformação robusta, musculatura larga no peitoral e cabeça pequena em relação ao tamanho do corpo.

A cabeça possui formato triangular e é bastante curta, assim como as orelhas. O peitoral possui formato de V e tem a musculatura bem marcada.

Estes animais pesam em média 500 kg e sua altura pode variar de 1,45 a 1,60 m, o que geralmente define a “especialidade” do animal. Podendo servir para salto, companhia/passeio, provas de corrida, provas de agilidade (laço, tambor) ou pastoreio.

A coloração da raça pode variar bastante, porém, as cores mais comuns são preta, marrom e castanha.

O Quarto de Milha no Brasil

A fama do Quarto de Milha certamente não se limitou às fronteiras norte-americanas. No Brasil, essa raça encontrou espaço para se desenvolver e deixar a sua marca.

A partir da década de 1960, a raça começou a ganhar notoriedade nas fazendas brasileiras, devido sua adaptabilidade ao clima tropical, juntamente com suas várias habilidades de esporte e trabalho.

Contudo, com o passar do tempo, os criadores brasileiros perceberam que o Quarto de Milha tinha muito mais a oferecer do que apenas velocidade.

Sua inteligência, força e agilidade tornaram-no um parceiro valioso no dia a dia das fazendas, fazendo desde o manejo do gado, até participando de competições de laço, tambor e vaquejada.

Hoje, o Brasil abriga uma das maiores populações de Quarto de Milha fora dos Estados Unidos, destacando-se não apenas em corridas, mas também em força de trabalho e torneios equestres.

O crescimento constante de associações e clubes dedicados ao cavalo Quarto de Milha reflete muito sua influência e relevância.

Aproveitando o máximo de desempenho do seu cavalo

Assim como o gado, para que o cavalo obtenha o máximo de rendimento no dia a dia da fazenda, faz-se necessária uma alimentação balanceada e de qualidade.

LEIA TAMBÉM: SAIBA TUDO SOBRE SAL MINERAL PARA CAVALO!

Portanto, ter disponível uma boa pastagem, acrescida de suplementação é imprescindível para manter a saúde e longevidade dos seus cavalos.

Neste sentido, a Premix, oferece uma gama de produtos especialmente formulados para equinos. Seja para trabalho ou para desempenho, os nossos produtos auxiliarão no desempenho diário.

Além disso, nosso time técnico especializado está à disposição para sanar dúvidas e formular dietas específicas para a realidade do seu rebanho.

Entre em contato pelo Whatsapp clicando aqui.

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *