BLOGCuriosidades do AgroDestaque-blogGestão e tecnologia

Ciclo pecuário: onde estamos em 2023?

O ciclo pecuário desempenha um papel fundamental na determinação dos preços da arroba do boi, uma vez que influencia diretamente a oferta e a demanda do mercado da carne bovina.

O ciclo é caracterizado por fases distintas, que envolvem variações sazonais no rebanho bovino, como por exemplo o número de abate de fêmeas, os preços de compra e venda do bezerro e também do boi gordo.

Entender como funciona o ciclo, sua sazonalidade e quais são as características de cada etapa, ajudam o pecuarista nas tomadas de decisão e no planejamento de estratégias a longo prazo.

Continue com a leitura do blog para entender melhor como funciona no detalhe o ciclo pecuário, como o mercado está atualmente e tenha melhor controle e planejamento do seu negócio.

Fases do ciclo pecuário

Assim como qualquer outro ciclo, o ciclo da pecuária caracteriza-se pela sua fase de baixa e de alta.

De forma muito resumida, a fase de alta é caracterizada pela valorização dos bezerros, aumento no abate de fêmeas, aumento do preço da arroba do boi gordo e consequente aumento na produção de bezerros.

LEIA MAIS: Como calcular a arroba do boi corretamente?

Por sua vez, a fase de baixa do ciclo inicia-se com a desvalorização dos bezerros, aumento no abate das matrizes, maior oferta de animais para os frigoríficos e redução no valor da arroba.

Infográfico representando todas as fases do ciclo pecuário.

Fases do ciclo pecuário.

Fêmeas: o fator determinante

É importante ressaltar que o fator determinante do ciclo pecuário, é a fêmea. A manutenção ou o abate das fêmeas impacta em flutuações nos preços da arroba.

Quando o preço do bezerro diminui e a fase de cria torna-se desinteressante, observa-se uma tendência coletiva dos pecuaristas de aumentar o descarte de fêmeas. Dessa forma, há uma tentativa do pecuarista em cobrir os custos da produção pecuária.

Devido à estação de monta que geralmente ocorre no final do ano, é esperado que no começo do próximo ano aconteça um maior abate de fêmeas (aquelas que não emprenharam vão para descarte), o que, certamente, pressiona o preço da arroba para baixo.

Segundo dados da Agrifatto, o número de fêmeas abatidas neste primeiro trimestre de 2023 atingiu 44,4% do total de animais abatidos. Reiterando, assim, o momento de baixa do Brasil no ciclo da pecuária. A tendência é que este abate de fêmeas ainda permaneça por algum tempo.

Explicando cada etapa 

Começando a nossa explicação pela fase de alta, quando o preço do bezerro está valorizado, a tendência é que o pecuarista queira investir mais no mercado de cria. Portanto, ele compra ou retém mais fêmeas na fazenda para aumentar a produção de bezerros.

Devido a retenção de fêmeas nas fazendas, diminui-se a oferta de animais aos frigoríficos, ou seja, escassez de carne bovina. Naturalmente, aumentando o preço da arroba do boi gordo.

Esse aumento de preço encoraja os pecuaristas a investir na reposição de seus animais na fazenda e aumentar seus rebanhos.

A consequência da grande oferta de bezerros no mercado devido os investimentos em cria, é que quando há grande oferta e pouca demanda o preço tende a cair para que haja escoamento da produção. Portanto, o preço da arroba do bezerro cai, iniciando-se a fase de baixa do ciclo.

A desvalorização da arroba do bezerro tende a aumentar o abate das fêmeas nas fazendas, aumentando a oferta de carne no mercado. A alta oferta de produto pressiona o preço da arroba do boi gordo para baixo, desvalorizando-a.

Os baixos preços da arroba desestimulam a produção e o produtor, fazendo com que ele diminua seu rebanho e não invista em reposições.

Com a produção desacelerada, a quantidade de bezerros no mercado é reduzida, o que, certamente, aumenta o valor da sua arroba. Desta forma voltando ao início do ciclo novamente. Ufa. 😅

Em outras palavras, em anos de baixa, quando a margem do produtor está comprometida, a produção é desestimulada. Então, ele abate as fêmeas para colocar dinheiro em caixa.

Em anos de alta ocorre exatamente o contrário, onde o produtor produz mais bezerros e consegue uma margem mais alta. Assim, ele pode aproveitar o momento para investir na fazenda e aumentar sua capacidade produtiva. Como?

⚠️DICA PREMIX: Use este momento para recuperar/reformar pastagens, investir em adubação, otimizar instalações, dessa forma, você poderá aumentar a capacidade suporte dos pastos e atingir uma produção mais eficiente, sustentável e lucrativa.

Ciclo pecuário no ano de 2023

Atualmente, a duração do ciclo pecuário está entre 5 – 6 anos. Esta duração já foi maior no passado e tende a diminuir no futuro, pois a idade de abate dos animais vem reduzindo.

No biênio 2020 e 2021, os preços das commodities estavam elevados e o valor da arroba também. Isso estimulou a produção pecuária, fazendo com que os pecuaristas retivessem as fêmeas e produzissem mais bezerros.

O ano de 2022 foi lamentavelmente marcado pela queda do preço do bezerro devido à alta oferta. E agora, em 2023, o mercado pecuário está colhendo os frutos deste cenário de baixa: aumento no abate de fêmeas e pressão para baixo no valor da arroba do boi gordo.

Planejamento do pecuarista

O pecuarista que tem planejamento e que entende o ciclo pecuário a fundo, com certeza está enxergando uma oportunidade neste contexto de baixa.

Daqui há mais ou menos dois anos, o mercado pecuário, deverá estar vivenciando novamente a fase de alta nos preços da arroba do boi gordo. E para que você, pecuarista, possa desfrutar deste momento vendendo seus bois gordos, é interessante que comece a investir.

Portanto, existe agora uma oportunidade para o pecuarista comprar animais de “reposição lenta”. Como por exemplo, vacas prenhes; matrizes ou bezerros, a preços baixos (momento de baixa na arroba) e desfrutar desse investimento lá em 2025.

Neste sentido, o time de especialistas da Premix pode contribuir para o sucesso do seu negócio traçando uma estratégia nutricional personalizada. Nossos suplementos contam com uma tecnologia de ponta que aumentam a eficiência produtiva do seu rebanho.

Entre em contato conosco pelo Whatsapp e saiba mais sobre as nossas soluções.

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *