Boi nelore no cocho lambendo sal mineral
Sal mineral para gado
BLOGCorte - PastoCuriosidades do AgroDestaque-blogGestão e tecnologia

Sal mineral para gado – mitos e verdades!

O sal mineral é um suplemento muito procurado pelos pecuaristas. Isso porque, ele é um investimento com custo benefício interessante ao negócio.

A correta suplementação do gado garante a produtividade do rebanho o ano todo, isso é fato. Porém, se você acredita que sal mineral é tudo igual, continue a leitura do artigo para entender melhor que não é bem assim.

Veja a seguir alguns mitos e verdades sobre sal mineral:

Sal mineral é tudo igual – Mito

Cada produto tem uma formulação específica, com níveis de macro e micronutrientes. Os minerais mais comuns presentes nos sais minerais para gado são: cálcio, fósforo, sódio, zinco e iodo, cobre, cobalto, selênio e manganês.

Acima de tudo, é importante buscar um acompanhamento técnico para saber a real necessidade de nutriente dos seus animais. Isso pode variar conforme o clima e pastagem da sua região.

ENTENDA TAMBÉM: A diferença entre sal mineral e sal comum para o gado

O cocho interfere no consumo do gado – Verdade

Os cochos devem receber uma atenção especial do produtor. Fique atento ao tamanho e à quantidade de cochos nos piquetes, a fim de que todos os animais tenham acesso.

Cada tipo de comida tem o seu prato! Você, por exemplo, toma sopa em prato raso?

Evite instalar o cocho em locais de difícil acesso dos animais e também de abastecimento dos colaboradores da fazenda, principalmente em época de chuvas, que podem formar atoleiros e buracos no entorno.

Se possível, dê preferência para os cochos com cobertura, evitando o acúmulo de água, empedramento do sal e consequente perda de qualidade do suplemento.

Além disso, a distribuição dos cochos no piquete deve ser estratégica, afinal, quanto maior a frequência do animal no cocho, maior será o consumo.

Qualquer categoria de animal pode consumir o mesmo sal – Mito

 

Novilhas, vaca gorda, vacas prenhas, animais em terminação, são categorias diferentes de bovinos. Ou seja, os organismos de cada um deles têm exigências diferentes de nutrientes.

Sendo assim, temos que fornecer o suplemento indicado para cada um deles. Dessa forma, conseguiremos atingir o objetivo de cada categoria mais rapidamente.

Por exemplo, novilhas que irão entrar na estação de monta devem receber uma dieta bem específica para o sucesso da taxa de concepção.

Existe sal mineral diferente para cada época do ano – Verdade

Dependendo da época do ano, o animal apresenta uma necessidade diferente de suplementação. Isso irá depender da composição do pasto em cada estação.

Na época da seca, por exemplo, a forragem diminui os níveis de proteína, digestibilidade, vitaminas e minerais, os quais são essenciais na nutrição do animal.

No fim desse período, com a brotação do capim, o animal também sofre com a composição da pastagem, com baixa porção de fibras.

Estas duas situações acima são completamente diferentes, o que exigem diferentes composições de suplemento mineral na dieta do gado.

⚠️ Importante: não esqueça de sempre buscar ajuda de um técnico especialista para um acompanhamento personalizado das demandas nutricionais dos seus animais.

A Premix possui um time de especialistas pronto para ajudar você, pecuarista, a ter melhores resultados no seu negócio. Fale com o nosso Técnico Digital.

E aqui tem um case bem legal sobre o assunto 👉: veja como a Fazenda Paredão teve resultados positivos com a alternância da suplementação durante o ano.

Continue acompanhando o Blog Premix para mais conteúdos como este.

Até a próxima!

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *