Qual a diferença entre sal mineral e sal comum para o gado?
BLOGCuriosidades do AgroGestão e tecnologiaNoticias - Blog

Qual a diferença entre sal mineral e sal comum para o gado?

O sal é um suplemento importante na dieta do gado, pois ele vai suprir a deficiência do pasto na oferta dos minerais do solo.

Mas alguns proprietários levam em consideração somente o preço na hora de escolher o sal para o gado, o que é um erro, já que isso pode causar prejuízo na saúde dos animais e consequentemente na lucratividade da atividade agropecuária.

O que fazer então?

O ideal é que antes de escolher o sal para o gado o fazendeiro leve em consideração, o tipo de exploração (cria, recria ou terminação), o tipo de solo, o capim e a época do ano.

Períodos de poucas chuvas, por exemplo, enfraquecem o solo e o pasto. Consequentemente, os animais sofrem uma queda no nível de proteínas e minerais na sua dieta, o que em muitos casos significa perda de peso na boiada.

Por isso, é fundamental a suplementação em todos os períodos, para garantir o retorno do investimento em ganho de peso dos animais.

SAIBA TAMBÉM: Por que é importante suplementar novilhas antes da estação de monta

Bem, mas agora que você já sabe a importância de suplementar o rebanho com sal, vamos à diferença entre o sal comum e o sal mineral:

Sal comum

  • Sal comum ou sal branco é encontrado facilmente, já que se trata do mesmo produto consumido pelos humanos.
  • É composto por sódio e cloro.
  • Sua utilização no rebanho não traz benefício para os animais, pois não suplementam as deficiências de macro e microminerais, essenciais para funções produtivas e reprodutivas.

Sal mineral

  • Este é um suplemento direcionado aos bovinos, pois tem como finalidade repor as deficiências das forrageiras encontradas nas pastagens tropicais, que é o caso do Brasil.
  • É rico em cálcio, fósforo, cobre, zinco, enxofre, cobalto, iodo, selênio, cloro e sódio.
  • Todos esses elementos ajudam no equilíbrio do organismo do gado e na digestão de nutrientes.
  • Existem outras categorias de suplementos minerais. Os minerais proteicos, minerais proteico energéticos e o ureados, que corrigem os desiquilíbrios de um volumoso em período de estiagem.

 

Qual a diferença entre sal mineral e sal comum para o gado?

Gostou dessas dicas? Compartilhe o link desse texto com seus amigos!

Você pode gostar

BLOG

Dia dos Pais Premix

Dia dos Pais Premix Em julho lançamos um concurso interno aos nossos colaboradores, incentivando a ...

Mais em:BLOG

9 Comentários

  1. O ser humano pode consumir o sal que é dado p/ o gado ?

    1. Olá Rosana, o sal do gado NÃO é indicado para utilização humana. Tem minerais, porém específicos para reprodução, estresse, carências nutricionais do bovino.
      Portanto, NÃO recomendamos!

  2. o sal de cozinha pode ser ofertado ao gado ?

    1. Olá Elisangela,

      O sal comum (sal de cozinha) é o cloreto de sódio. Ele não tem ingredientes nutricionais, além de cloro, sódio e iodo. O uso é destinado ao consumo humano e não causa nenhum impacto na saúde nutricional dos bovinos. Mas é importante saber que o sal mineral precisa fazer parte do dia a dia da pecuária. É um elemento complementar na alimentação, já que supre as necessidades nutricionais não encontradas na ração e na pastagem.

      Continue acompanhando os conteúdos no nosso blog.

      Abraços

  3. A inclusão dos macros e microminerais no suplemento mineral pode variar de produto a produto. O Premiphós 80 – Premix, por exemplo garante os seguintes níveis: Cálcio (Mín): 140g/kg ; Cálcio (Máx): 160g/kg; Fósforo (Mín): 80g/kg; Enxofre (Mín): 12g/kg; Sódio (Mín): 134g/kg; Zinco (Mín): 4.500mg/kg; Cobre (Mín): 1.600mg/kg; Manganês (Mín): 1.400mg/kg; Flúor (Máx): 800mg/kg; Cobalto (Mín): 210mg/kg; Iodo (Mín): 180mg/kg; Selênio (Mín): 27mg/kg

  4. Essa máxima pelo desprezo ao uso de sal comum (Cloreto de Sódio) para bovinos,não é toda verdadeira. Pois quando se fala em minerais essenciais introduzidos no sal mineral lá estão eles o Sódio e o Cloro. Dai pergunto de onde vem esses elementos da mistura senão do sal comum.

    1. Olá, Celso, bom dia. Tudo bem?
      É isso mesmo. Os minerais sódio e cloro, contidos no sal mineral, são provenientes do sal branco adicionado na mistura no momento do preparo do produto. Porém, a questão aqui é que somente o sal branco não supre as necessidades metabólicas dos bovinos, sendo necessário a suplementação com outros minerais, os quais estão contidos na mistura do sal mineral.
      Esperamos ter ajudado.
      Um abraço.

  5. Estou criando cabra qual seria a melhor alimentação para engordar elas, já perdi uma e os que nasceu morre ou nasce mortos,como faço? obgda.

    1. Olá, Solange.

      Primeiramente, ficamos muito felizes que esteja acompanhando o nosso blog.

      Sobre a alimentação dos seus animais, seria interessante você entrar em contato diretamente com o nosso Técnico Digital através do Whatsapp (16)3605-2900. Neste canal você pode tirar todas as suas dúvidas.

      Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *