Como fazer a manutenção de cochos e bebedouros na pecuária
Fazer a manutenção de cochos e bebedouros irá garantir que seu rebanho consuma sempre alimento de boa qualidade e água limpa, livre de contaminantes.
Legenda da foto: Cocho de creep-feeding para bezerros
Limo, lama e animais como sapos, rãs, insetos e até mesmo tatus, podem contaminar os cochos e principalmente os bebedouros, tornando imprópria e perigosa a alimentação e a água que o gado consome.
Doenças podem ser transmitidas ao rebanho, o que prejudicará a produtividade e rentabilidade da produção pecuária.
Confira abaixo algumas situações de irregularidade de cochos e bebedouros:
Para que isso seja evitado, trazemos algumas dicas de manutenção de cochos e bebedouros, assim a limpeza correta poderá ser feita:
Bebedouros
- Esvazie o bebedouro, retirando toda a água, sem deixar nada no fundo
- Limpe com uma escova toda a área em volta, na lateral interna, externa e no fundo
- Retire todo limo ou lodo que possa se concentrar principalmente no fundo do bebedouro
- Quando utilizar sabão ou outro produto de limpeza, realize um bom enxágue para não restar resíduos
- Posteriormente a limpeza, abasteça novamente o bebedouro com água limpa e fresca
Se a água estiver turva ou com mal cheiro, esvazie novamente o bebedouro e verifique a qualidade da fonte (poço, tanque, caixa, etc.)
A manutenção de cochos e bebedouros deve ser feita periodicamente. A limpeza do bebedouro também faz se necessária sempre que for observado que a água está suja.
A quantidade de animais dentro dos lotes, a época do ano e o local onde o bebedouro está instalado, como por exemplo, embaixo de árvores, onde é possível que caiam no bebedouro muitas folhas e até frutos que podem apodrecer dentro d’água e causar sérios riscos aos animais.
Cochos
- Limpeza e manutenção deve ocorrer assim como o bebedouro.
- Ideal que não haja sobras, isso evita a presença de insetos que possam transmitir doenças
- Durante a ronda verifique a condição da estrutura física do espaço: se está bem fixado ao chão
- Rachaduras, arame, pedra, podem machucar os animais durante a alimentação
- Lave o cocho com frequência ou sempre que restos de ração e suplementos estiverem acumulados, a decomposição do alimento pode atrair insetos
O local é muito importante para a manutenção dos cochos e bebedouros, portanto evite instalar próximo a locais alagados, com lama e poças d’água, assim doenças como a do casco podem ser prevenidas.
O tamanho do cocho também deve ser levado em consideração, pois todos os animais precisam ter acesso ao alimento fornecido.
A altura de instalação deve ser de cerca de 70 cm para animais adultos e 40 cm para bezerros (creep feeding), se atente a essa altura, já que é comum que com o tempo e com a erosão causada pela presença constante dos animais o solo embaixo do cocho afunde.
Se isso acontecer realize uma manutenção dos cochos e bebedouros, você pode trocá-los de lugar, ou cobrir com cascalho, mas cuidado para que as pontas de pedras não causem ferimentos nos cascos dos animais.
Conseguiu perceber a importância da limpeza, higiene e manutenção de cochos e bebedouros para a suplementação correta dos bovinos?
Ótima matéria, em uma próxima, esclarecer quais modelos de cocho é o melhor.