Bovino da raça Girolando de cor acinzentada em pasto verde.
Girolando.
BLOGCuriosidades do AgroDestaque-blogLeite

Girolando: pecuária leiteira moderna e competitiva

A raça Girolando, verdadeiramente brasileira, é resultado do cruzamento entre as raças Holandesa e Gir. Seu aparecimento aconteceu no Vale do Panaíba na década de 1940, através de uma “pulada de cerca” de um touro Gir que cobriu algumas vacas holandesas da fazenda vizinha. 

É sabido que, no Brasil, a raça holandesa, por não ser bem adaptada ao clima tropical, não atinge o seu potencial ótimo de produção leiteira. Então, o cruzamento entre o animal dessa raça e um zebuíno poderia ser bastante atrativo para a pecuária leiteira brasileira.

Desde então, o sucesso do Girolando espalhou-se pelo país e começou a sofrer seleção dos melhores animais para apurar ainda mais o desempenho zootécnico da raça.

Continue a leitura para saber mais sobre as vantagens de se produzir leite no Brasil com um rebanho de Girolando.

Características da raça Girolando

O padrão da raça foi definido em 1989 pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) como sendo 5/8 Holandês + 3/8 Gir, sendo assim, considerada um cruzamento PS (puro sintético).  Porém, existem diversos registros de composições raciais, indo desde o CCG 1/4 Holandês + 3/4 Gir até o CCG 7/8 Holandês + 1/8 Gir.

Principais características da raça:

  • Alta produtividade leiteira;
  • Rusticidade;
  • Precocidade;
  • Longevidade;
  • Fertilidade;
  • Capacidade de adaptação ao clima tropical e subtropical.

Neste sentido, as fêmeas Girolando possuem constituição corporal e fisiológica excelentes para a produção leiteira nos trópicos. Isso de dá através de características como, sustentação do úbere, pigmentação do couro e pelagem, tamanho dos tetos, termorregulação do corpo, aprumos e EA (eficiência alimentar).

Além disso, a vaca é de manejo fácil por conta de seu comportamento dócil e a conformação do animal facilita a ordenha.  A carcaça é robusta, harmoniosa e considerada de estatura média.

Produção leiteira

Segundo relatos, 80% do leite produzido no Brasil são de vacas desta raça. Essa característica de bom volume produtivo advém da raça Holandesa.

LEIA MAIS: CONHEÇA A GRANDE CAMPEÃ DO GIR LEITEIRO DURANTE A MEGALEITE 2022. 

O pico de produção leiteira da raça pode chegar até os 8 anos de idade e com bom volume de produção até os 15 anos.

Qual a diferença entre Guzolando e Girolando?

O Guzolando, como o próprio nome sugere, é resultante do cruzamento entre as raças Guzerá e Holandesa. Assim como o Girolando, é proveniente de um cruzamento entre uma raça zebuína e a raça Holandesa.

A finalidade do cruzamento, para as fêmeas, foi na tentativa de adaptação da raça leiteira às altas temperaturas dos trópicos. E para os machos, maiores ganhos em peso de carcaça.

Como a Premix pode ajudar na sua produção de Girolando

Quem atua no mercado pecuário no Brasil, sabe que, desafios como, más condições das pastagens, forrageiras de baixa qualidade nutricional, técnicas de manejo precárias e o baixo potencial genético do rebanho, são, inegavelmente, verdadeiros  obstáculos ao produtor

Dessa forma, os criadores da raça Girolando buscam sempre aprimorar a qualidade genética do rebanho em suas propriedades. Porém, o produtor também tem que ter atenção à dieta desses animais, já que os pastos não suprem as necessidades nutricionais. 

Animais produtores de leite são mais sensíveis e, a genética por si só não garante uma boa produção leiteira. Ela deve estar muito bem alinhada com a alimentação.

Por isso, uma boa suplementação do seu rebanho deve ser realizada para que seu rebanho atinja um nível satisfatório de produção.

A Premix possui uma linha completa de suplementos para a sua produção leiteira. Tanto para sistemas extensivos quanto intensivos, a Premix tem o suplemento certo.

Entre em contato com o nosso time de Técnicos Digitais clicando aqui, e descubra como a Premix pode te ajudar a elevar o potencial produtivo do seu rebanho leiteiro. O serviço dos Técnicos Digitais é gratuito, aproveite!

You may also like

More in:BLOG

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *