Confinamento: 5 pontos que atrapalham a nutrição dos bovinos
A eficiência brasileira na produção de carne bovina é notável, grande parte desses bons resultados são conquistados com o confinamento.
Por outro lado dentre vários fatores, essa excelência se deve ao manejo adequado, somado ao controle sanitário e à nutrição de qualidade.
Assim sendo a boa alimentação do gado é fundamental para o sucesso do negócio, que visa o ganho de peso dos animais confinados.
Pensando nisso trouxemos 5 pontos que podem prejudicar o consumo do rebanho no confinamento e causam deficiências nos seus índices zootécnicos. Veja abaixo:
1. Água: qualidade e alcance
A qualidade da água de bebedouros que não são limpos com frequência, se torna duvidosa, além disso a oferta de água limitada ou dificultada no confinamento trás malefícios aos animais.
2. Espaço limitado de cocho
Bovinos confinados com cocho de tamanho menor do que o recomendado, consequentemente ficam mais estressados, com isso há piora no desempenho e qualidade das carcaças.
3. Acesso dificultado ao cocho
A dificuldade de aproximação, posteriormente, inviabiliza a alimentação adequada dos animais em confinamento, podendo trazer queda de 10 a 15% no consumo geral.
4. Alimento mofado ou estragado
Alimentos contaminados, estão associados à menor ingestão de alimento, causando efeitos como: redução no ganho de peso, menor eficiência reprodutiva, vômitos, diarreia e inflamações.
5. Falta de rotina alimentar
Planejamento inadequado pode gerar perdas de ração e diminuição do consumo, sendo assim uma rotina deve ser seguida pelo responsável de alimentar esses animais no confinamento.
Os fatores observados acima possuem um papel crucial no desempenho do rebanho, com organização e atenção, os animais confinados expressarão ao máximo seu potencial genético. Ou seja:
- Favoreça o consumo e o ganho de peso dos animais seguindo nossas dicas, assim consequentemente, reduzirá o número de dias deles no cocho.
- Invista em produtos com aditivos além de serem promotores de crescimento, são alternativas saudáveis e ambientalmente corretas, para o seu confinamento.
Gostou desse texto? Acesse o Blog Premix e confira outros assuntos, como: Dicas de manutenção dos piquetes de confinamento.