BLOGManejo na pecuáriaNoticias - Blog

5 passos para aumentar a produtividade na recria

A produção de recrias no Brasil, na maioria das vezes, é realizada de maneira extensiva, ou seja, sem uso de tecnologias ou planejamento prévio. Contudo, com a aplicação de um manejo apropriado para os bezerros e matrizes, é possível aumentar a produtividade na recria, ou seja, o ganho de peso e quantidade dos animais, além de diminuir o tempo de produção.

5 passos para aumentar a produtividade na recria

Conheça agora alguns passos que podem otimizar os resultados da sua produtividade na  recria:

Melhoramento genético

Só melhorar o seu sistema de pastejo e suplementação não trará muito resultado se seu gado não tiver potencial genético para expressar em ganho de peso e aumento de produtividade.

Por isso, é tão importante que todo o manejo da propriedade esteja alinhado com o melhoramento genético dos animais.

O melhoramento genético pode acontecer com a seleção dos melhores indivíduos do plantel, descartando os animais que não respondem com o mesmo ganho produtivo dos demais. Essa seleção tende a ser mais comum, pois naturalmente o pecuarista opta por manter os animais mais produtivos.

VEJA TAMBÉM: As diferenças entre cria, recria e engorda

Existe também a alternativa do cruzamento com outras raças , o que vem acontecendo com muito sucesso nos últimos anos no país. Essa técnica tem como objetivo que os animais cruzados expressem as melhores características de cada raça em um único animal.

A seleção de touros reprodutores também é uma técnica que visa a melhorar geneticamente o rebanho e, consequentemente a produtividade na recria.

Os bezerros nascidos de pais selecionados tendem a desenvolver as características genéticas presentes nos bovinos adultos. Dessa forma, é possível garantir maior potencial genético nas futuras gerações.

  1. Nutrição da matriz

Quando o assunto é produção de recria, um dos fatores mais importantes e que deve ter uma atenção especial do produtor é a nutrição da matriz.

Garantir que a vaca esteja saudável é o ponto de partida para gerar bezerros de qualidade. Uma vaca que esteja em déficit nutricional terá a sua gestação prejudicada e consequentemente a formação do bezerro e sua evolução futura estarão comprometidas.

Além disso, matrizes com nutrição e manejo adequado têm chances maiores de ter um ciclo reprodutivo mais satisfatório, produzindo mais e melhores bezerros durante a vida.

  1. Cuidados no pós-parto

Os cuidados com o nascimento começam antes do parto: essas primeiras horas são fundamentais para o bom desenvolvimento do bezerro e para a saúde da mãe.

É recomendável que se tenha um manejo exclusivo para os animais na fase de gestação. Alguns proprietários disponibilizam um piquete exclusivo, com boa oferta de pastagem e água limpa, longe de animais domésticos como cachorros e gatos.

Tal precaução tem como objetivo garantir que a vaca tenha um parto sem o estresse causado pela presença de outros animais.

Deve-se também ficar atento à primeira mamada do bezerro. Ela deve acontecer, preferencialmente, nas 3 primeiras horas após o nascimento. Isso, somado à necessidade que o bezerro tem de sugar o colostro da mãe, irá garantir a imunidade e nutrição da cria, evitando o risco de morte prematura.

  1. Atenção com a desmama

A fase da desmama é sempre um período traumático para a mãe e para o bezerro. É muito comum observar na produção extensiva o desmame feito de maneira abrupta, ou seja, quando se separa o bezerro da mãe sem nenhum tipo de adaptação dos animais.

Isso leva à diminuição do consumo do animal, menor tempo de ruminação e descanso, acarretando prejuízos para o produtor e problemas na saúde dos animais.

Existem estudos que demonstram as vantagens em adotar um manejo adequado para o processo, reduzindo o estresse de ambos os animais.

Você pode ter mais informações de como fazer um desmame adequado aqui neste texto: Melhores práticas para o desmame do bezerro. 

  1. Creep feeding

Adotar o modelo de suplementação dos bezerros garante inúmeras vantagens para o produtor, pois além do ganho em peso que os animais apresentam, também há um menor tempo de produção até a fase de engorda.

A Premix disponibiliza um produto específico para a nutrição nessa fase: o Campo Creep Feeding.

VEJA AQUI: As 7 vantagens do creep feeding nas fazendas de cria

É um suplemento mineral elaborado para estimular o desenvolvimento ruminal dos bezerros.  Ou seja, ele garante a melhor absorção de nutrientes, resultando em maior ganho de peso na fase de desmama e consequentemente na produção de animais com melhor resposta na fase final de acabamento de carcaça.

Como a Premix pode ajudar a otimizar a produtividade na recria da sua fazenda:

O Campo Creep Feeding é indicado desde primeiros dias de vida do animal (bezerro ao pé) até os 8 meses de idade.

Se tiver interesse em comprar este produto, clique aqui neste link.

Pode ser utilizado puro em cochos privativos com consumo de 15 g a 500 g por animal/dia, dependendo das condições de lactação das matrizes.

Ele também pode ser ofertado em mistura de farelos energéticos, como milho e sorgo, por exemplo, na proporção de 50% do produto para 50% de farelo, na quantidade de 0,5 kg a 1 kg por animal/dia.

Quer saber mais sobre o modelo de creep feeding ou outros assuntos? Acesse sempre o blog Premix!

Você pode gostar

Mais em:BLOG

1 Comente

  1. Os assuntos abordados são muito oportunos.Vcs estão de parabens!
    Gostaria de obter material didatico mais detalhado sobre os assuntos abordados.
    Atenciosamente

    Luiz Antonio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *