Qual tipo de pastejo é melhor para o gado?
Primeiramente, é importante entendermos o que é o pastejo. Pode ser definido como a prática de retirada das folhas da planta que estão no pasto pelo animal. E a área de pastejo onde o animal busca, apreende e ingere a forragem, é chamada de piquete.
A intensidade, é determinada pela altura de corte da forrageira. Por exemplo, se existem muitos animais no mesmo piquete e a quantidade de forragem é insuficiente para eles, a intensidade de pastejo nesse piquete é alta. Isso é o que chamamos de superpastejo. Ou seja, taxa de lotação animal mais alta do que a capacidade suporte da pastagem.
Por outro lado, quando temos poucos animais em uma área e, eles não conseguem consumir o volume de folhas disponíveis no pasto, a intensidade de pastejo é baixa e, chamamos essa situação de subpastejo.
Portanto, você, pecuarista, deve estar sempre muito atento à intensidade de pastejo na sua fazenda. Pois, tanto na situação de subpastejo como de superpastejo, você está perdendo dinheiro! O ideal, é sempre manter a taxa de lotação do seu pasto adequada, de acordo com o período do ano (seca ou águas).
Após estas definições, acho que já podemos aprofundar mais o nosso papo sobre os tipos de pastejo que comumente são utilizados.
Tipos de pastejo mais utilizados
- PASTEJO CONTÍNUO
Caracterizado pelo pastejo onde os animais permanecem na mesma área durante todo o ciclo de vida deles. Portanto, eles não mudam de pasto.
- PASTEJO ALTERNADO
É quando se tem na fazenda um pasto em descanso (sem a presença de animais) e outro pasto com animais, em um determinado período de tempo.
- PASTEJO ROTACIONADO
É quando se utilizam vários pastos diferentes na propriedade durante o ciclo de vida dos animais.
👉🏻 Dica Premix: Para o pecuarista que utiliza na fazenda este tipo de manejo, a Premix indica a utilização do aplicativo Manejo Remoto®. Clique aqui para saber mais sobre ele.
O Manejo Remoto® é a mais nova solução tecnológica da AIRed, empresa parceira e recomendada pela Premix. A plataforma auxilia no dia a dia da rotação de pastagem em sua fazenda, evitando o desperdício e a degradação do pasto.
Existe um tipo de pastejo melhor que o outro?
Em termos de aproveitamento da forragem, os pastejos rotacionado e alternado, certamente, podem ser melhores do que o contínuo.
Em síntese, isso acontece, por conta do período de descanso que o ciclo produtivo da planta precisa para recompor a folhagem após a desfolha. Essa pausa, estimula o crescimento de folhas do pasto.
Outro ponto importante, é o bom valor nutricional que as forragens submetidas ao pastejo com pausa apresentam.
Sabemos que os bovinos preferencialmente consomem 2/3 da folha. Ela é parte da planta de melhor valor nutricional. Portanto, quando os animais entram em um pasto descansado, eles conseguem selecionar e consumir uma quantidade satisfatória de folhas, assim, aproveitando melhor os nutrientes da planta.
Além disso, da forma contínua, é muito difícil de controlar os pontos de pastejo, de forma que os animais não conseguem explorar o máximo do potencial do pasto. Por exemplo, em um determinado ponto da pastagem os animais podem estar consumindo mais a forragem, fazendo um superpastejo e, em outros pontos, consumindo menos, fazendo um subpastejo.
Quais fatores devem ser levados em consideração no momento da definição do tipo pastejo a ser adotado?
- Categoria animal;
- Características do solo da área;
- Clima da região;
- Tipo de forrageira.
Otimizando os ganhos do seu rebanho com a Premix
Independentemente do tipo de pastejo utilizado na sua fazenda, a suplementação é uma grande aliada.
Para o animal conseguir aproveitar melhor os nutrientes da forragem ingerida, você, pecuarista, deve fornecer um suplemento de qualidade.
A Premix, possui uma linha completa de suplementos para gado criados a pasto, você pode conferir todos eles, clicando aqui.
Por fim, se tiver alguma dúvida sobre qual o tipo de manejo correto para a sua propriedade, fale com o Técnico Digital Premix. O serviço é gratuito e você não precisa ser cliente Premix para utilizar.
E então, vamos trabalhar no sucesso do seu negócio?