Qual é o número ideal de animais nos piquetes de confinamento?
Para entender quais fatores interferem nessa conta, neste material contamos com a experiência de Amanda Oliveira, coordenadora de Confinamento na Premix. Ela explica que na verdade não existe um número ideal dentro dos piquetes de confinamento. O que existe é o que mais se adequa ao manejo.
Para isso, dois fatores interferem diretamente:
O primeiro se refere à definição de sexo deles:
Se forem machos em função da hegemonia, deve-se trabalhar com lotes menores. A capacidade no piquete deve ficar entre 160 e 180 cabeças por lote.
Já nas fêmeas essa hegemonia é bem menor. Por isso, pode-se trabalhar com lotes maiores, de 200 a 230 animais, para não haver problemas de consumo ou desempenho dentro do lote.
VEJA TAMBÉM: Os caminhos da suplementação na pecuária
O segundo fato é a relação do número de animais com a idade deles:
Se os animais forem mais erados, a formação de grupos dentro do lote será maior. Por isso, deve-se trabalhar com número menor de animais por lote, atingindo limite máximo de 180 cabeças em cada um.
Em animais mais jovens – período em os grupos ainda não estão formados – não há tanta interferência da maturidade sexual. Então, pode-se trabalhar com um lote um pouco maior para animais em recria ou em desmamas dentro do confinamento.
Outra dica da coordenadora de Confinamento na Premix diz respeito ao período das águas.
Nessa época, em função das chuvas, os piquetes de confinamento tendem a ficar muito enlameados e isso atrapalha o conforto dos animais, influenciando no consumo e no desempenho deles.
Nesse período, é recomendado trabalhar com a capacidade do piquete pela metade. Isso porque os animais vão ter um espaçamento maior para poder andar.
Além do conforto para o gado, haverá também menos problemas com o consumo.
Veja outras videoaulas da Premix e compartilhe com seus amigos!
Mas afinal… Qual a quantidade de animal macho, por hectare?
Olá Elton, o vídeo em questão aborda a quantidade de animais dentro dos piquetes de confinamento. Para animais machos, em fase de terminação é indicado a lotação de 160 a 180 animais por lote.
Amanda Oliveira, boa tarde.
Um detalhe primordial é o conhecimento do espaço de cocho que cada curral de confinamento tem que ter.
Favor informar.
Obrigado.
Fco.
Com certeza, a metragem de cocho, bem como a área disponível por cabeça no curral, são fatores fundamentais para o sucesso do confinamento. Porém, no caso do vídeo, o tema era apenas formação de lote, compreendendo a parte de formação de grupos dentro do lote.
Em relação à metragem de cocho, a recomendação depende principalmente do perfil da dieta e do padrão dos animais.
caso queira uma explicação mais aprofundada, entre em contato com o nosso técnico digital.
(16) 3605-2902 ou pelo e-mail relacionamento@premix.com.br