Gado em confinamento
BLOGCorte - confinamento e semiconfinamentoNoticias - Blog

Confinamento de gado: 5 dicas para recepcionar

O confinamento de gado, traz uma série de vantagens para a terminação dos bovinos, entretanto, o ambiente pode ser desafiador para os animais, por isso devemos nos atentar ao bem-estar, para que isso não prejudique seu desempenho.

Podemos minimizar as falhas de adaptação ao confinamento e evitar situações que resultam em sofrimento, para isso devemos ponderar as ações desde o princípio. Antes do período de confinamento, o transporte sempre é motivo de estresse para os animais.

Por isso, separamos 5 dicas que vão ajudar no confinamento do gado e na saúde da boiada. Venha conferir:

1. Desembarque

Evite fazer o processamento dos bovinos logo após o desembarque! Se possível coloque o gado em um piquete, para que se recuperem do estresse da viagem.

2. Descanso

No caso de viagens longas, deixe os animais se ambientarem pelo menos 24 horas antes de manusear a boiada, algumas vezes elas causam cansaço e desidratação no gado.

3. Alimentação

Ofereça água limpa e boa forragem imediatamente após o desembarque, em quantidade compatível com o tamanho do grupo, estando instalados em piquetes ou mesmo em um dos currais de confinamento de gado.

4. Paciência

Mantenha a calma, gritar, agredir e usar choques para desembarcar os animais só deixa eles mais estressados e dificulta o seu trabalho.

5. Tempo

Tenha em mente que esses animais devem permanecer nessas condições de 12 e 24 horas para transportes que duraram até 6 horas. Quando a viagem for mais longa, amplie o período, e mantenha-os de 24 e 48 horas, antes de entrarem para o confinamento de gado em si. 

 

Gostou das dicas para um desembarque tranquilo? Adote práticas de criação e de manejo, elas vão facilitar adaptação no confinamento.

Os lotes para confinamento de gado nos primeiros 10 a 15 dias devem ter no máximo 150 animais, mas você sabe qual o número ideal de animais nos piquetes de confinamento de gado? Confira depois se acertou essa resposta!

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *