Sensoriamento na Gestão da Pecuária
Sensoriamento na Gestão da Pecuária
BLOGDestaque-blogTecnologias

Tecnologias de Sensoriamento Remoto na Gestão Pecuária

Cada vez mais, sabemos que para evoluirmos na nossa produção e eficiência no campo, devemos apostar na tecnologia. Diversos novos modelos de negócio surgem a cada dia e, utilizando as ferramentas certas, o trabalho acaba sendo mais efetivo, contribuindo para todo o sistema. Portanto, trouxemos aqui para o Blog um tema super em evidência, o “Sensoriamento Remoto na Gestão Pecuária” que refere-se à obtenção de informações sobre um objeto ou área sem contato físico direto, utilizando tecnologias como drones, satélites e sensores terrestres. Essas tecnologias capturam dados que podem ser usados para monitorar e gerir propriedades rurais de forma mais precisa e eficiente. Embarque com a agente nessa viagem que está transformando a maneira como os pecuaristas gerenciam suas propriedades, tornando o processo mais sustentável e eficiente.

Aplicações Práticas

O mundo do sensoriamento remoto na gestão pecuária pode ser bastante amplo. Por essa razão, preparamos uma lista das principais práticas, bem como dos desafios mais comuns, para que você possa implementar as ferramentas necessárias na sua propriedade. Com isso, você aumentará sua produtividade de maneira eficiente e sustentável.

Monitoramento de Pastagens

Índices de Vegetação: Utilização de índices como NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) para avaliar a saúde das pastagens, identificando áreas com necessidade de irrigação, fertilização ou rotação de pasto.

Cobertura do Solo: Monitoramento da cobertura vegetal para evitar superpastejo e degradação do solo. Gestão Hídrica

Monitoramento Fluviais

Detecção de Fontes de Água: Identificação de nascentes, rios e reservatórios para otimizar o uso da água.

Irrigação de Precisão: Controle da irrigação com base em dados meteorológicos e de umidade do solo, reduzindo o desperdício de água.

Saúde animal

Monitoramento de Movimentação: Uso de colares ou etiquetas RFID em combinação com drones para rastrear o movimento e o comportamento do gado, identificando animais doentes ou estressados.

Monitoramento Térmico: Sensores infravermelhos para detectar febres ou outras condições de saúde que afetam a temperatura corporal. Gestão de Resíduos

Controle de Efluentes: Monitoramento de áreas de armazenamento de esterco e outros resíduos para evitar contaminação ambiental e otimizar o uso como fertilizante.

Quais os principais benefícios?

Agora que vimos algumas das principais aplicações e um resumo para que servem, vamos abordar os principais benefícios.

Eficiência Operacional: A eficiência operacional será aumentada pela redução de custos operacionais através de um monitoramento mais preciso e automatizado.

Tomada de Decisões Baseada em Dados: Dados em tempo real permitirão decisões mais informadas sobre manejo de pastagens, saúde animal e uso de recursos.

Sustentabilidade Ambiental: Melhor gestão dos recursos naturais, redução do impacto ambiental e promoção de práticas agrícolas sustentáveis.

Aumento da Produtividade: Identificação precoce de problemas e implementação de soluções rápidas para manter ou aumentar a produtividade do rebanho.

Quais os principais desafios?

Sabemos que para aumentar a produtividade, devemos aumentar nossa capacidade tecnológica. Entretanto, existem alguns desafios que devemos levar em consideração, na hora de escolhermos as principais técnicas e ferramentas para auxiliar na gestão, confira:

Custo de Implementação: Investimento inicial em tecnologia pode ser alto, mas os benefícios a longo prazo geralmente justificam o custo.

Capacitação: Necessidade de treinamento dos trabalhadores rurais para utilizar e interpretar os dados gerados pelas tecnologias de sensoriamento remoto.

Integração de Dados: Combinação de diferentes fontes de dados (drones, satélites, sensores terrestres) e a integração com sistemas de gestão existentes.

A adoção de tecnologias de sensoriamento remoto na gestão pecuária está proporcionando um avanço significativo em termos de eficiência, sustentabilidade e produtividade. Com a implementação dessas práticas, os pecuaristas podem tomar decisões mais informadas, reduzir custos operacionais e melhorar a saúde e o bem-estar dos animais. Portanto, a modernização e a inovação são essenciais para o sucesso contínuo na pecuária, e nós da Premix, estamos aqui para poder te auxiliar da melhor maneira e impulsionar o seu negócio. Dentro desse tema, confira as soluções que a Premix, possui para realizar a gestão remota da sua propriedade.

Ferramentas de Gestão Premix

Antes de tudo, devemos alertar que a Premix, não oferece somente soluções para nutrição bovina, mas sim, bem como, uma gama de ferramentas, produtos e serviços, que reforçam nosso compromisso com a inovação, sustentabilidade, conhecimento compartilhado e relacionamento próximo, quais são os principais pilares de marca e o que acreditamos para o futuro da pecuária.

Dessa forma, trazemos aqui algumas dessas soluções que irão aumentar sua efetividade no que se trata de “Sensoriamento Remoto na Gestão Pecuária”.

Soluções Premix

MANEJO REMOTO (acesse o site aqui): A ferramenta inteligente que auxilia no manejo do pasto da sua fazenda. O Manejo Remoto, primeiramente, te ajuda no controle e manejo das pastagens. Além disso, integra dados de rotação dos lotes animais com informações das forragens, o que facilita ainda mais a rotação dos lotes animais nos melhores piquetes. Dessa forma, você pode garantir uma gestão mais eficiente e produtiva das pastagens. Portanto, o uso dessa ferramenta se torna essencial para otimizar os recursos disponíveis e melhorar o desempenho geral da sua operação pecuária.

BOVEXO (acesse o site aqui): Mais do que um software, uma plataforma para a tomada de decisão, uma solução única para pecuária de precisão. Criada por profissionais que conhecem a fundo a pecuária brasileira e por especialistas em tecnologia, Bovexo é uma ferramenta poderosa. Primeiramente, utiliza algoritmos precisos, além de contar com conhecimento zootécnico e indicadores de performance. Dessa forma, auxilia o pecuarista na comparação de cenários, além de apoiar na tomada de decisões. Portanto, facilita a resolução de problemas de maneira eficiente e precisa. Além disso, o Bovexo integra tecnologia avançada com expertise do setor, proporcionando resultados superiores e um suporte completo para a gestão pecuária.

BOVIMIX (acesse o site aqui): Melhore a gestão e aumente a produção da sua fábrica de ração. Conheça a oferta especial para você, pecuarista, que possui uma fábrica de ração na fazenda. Primeiramente, BOVMIX é uma plataforma desenvolvida pela Premix, a qual revolucionará a forma como você administra sua fábrica de ração. Além disso, você poderá controlar a compra, o estoque e a produção de maneira eficiente. Portanto, evite perdas e mensure os desperdícios com precisão. Em seguida, planeje suas compras e opere com estoque mínimo, garantindo uma gestão mais eficaz. Além do mais, a plataforma oferece facilidade e produtividade com matérias-primas pré-cadastradas. Assim, aumente seu rendimento e, finalmente, tenha acesso a várias fazendas dentro da mesma conta.

Quer ver na prática como o BOVIMIX funciona? Assista o vídeo abaixo que está no nosso canal do youtube.

Premix sendo a sua aliada

Como viram, além do completo portfólio de suplementos, a Premix possui várias soluções para você, amigo (a) pecuarista. Portanto, qualquer necessidade que precisar, entre em contato com a nossa equipe de Consultores Técnicos altamente especializados, capaz de traçar uma estratégia personalizada para a realidade do seu negócio. Nos vemos em breve.

Clique aqui e entre em contato com o nosso time pelo Whatsapp.

Referências Técnicas

  • Artigo da Embrapa: “Uso de Drones na Agricultura” (Embrapa, 2023).
  • Estudo da Universidade de São Paulo: “Impacto do Sensoriamento Remoto na Pecuária” (USP, 2022).
  • Relatório da FAO: “Sustainable Livestock Production” (FAO, 2021).

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *