Queijo artesanal da Estância Baobá conquista Super Ouro no Mundial do Queijo 2024
Descubra como a boa nutrição da Premix e o manejo sustentável resultam em queijos premiados
A Estância Baobá, localizada em Jaguapitã (PR), vem conquistando paladares e reconhecimento internacional com seus queijos artesanais. Comandada pelo casal Samuel Cambefort e Lívia Trevisan, a propriedade é um reflexo da paixão pela terra e pela produção de alimentos de qualidade, com foco na qualidade dos produtos e no bem-estar animal.
A queijaria surgiu em 2015 quando o casal voltou ao Brasil após viverem por alguns anos na França. A ideia era executar um projeto agroecológico, onde pudessem criar vacas, ovelhas e aves, priorizando o equilíbrio entre meio ambiente, animais e humanos. Em 2016, com algumas vacas e ovelhas leiteiras, começaram a produção e comercialização de queijos.
Produção
Apaixonada pela terra e pelos animais, a propriedade produz, de forma totalmente artesanal, mais de 15 tipos de queijos, entre frescos fermentados, boursin, coalhada, queijos maturados e queijos com mofo branco e mofo azul, utilizando leite de ovelhas e vacas Jersey, criadas em sistema de pastoreio rotacionado. O destaque fica por conta do Requeijão de Corte, receita da bisavó de Lívia que rendeu à propriedade o prestigiado prêmio Super Ouro no Mundial do Queijo de 2024.
Desde a ordenha até a maturação dos queijos, cada etapa do processo é realizada com cuidado e atenção aos detalhes. A equipe utiliza técnicas tradicionais e ingredientes naturais, resultando em queijos com sabor único e textura inigualável.
Manejo e bem-estar
O manejo da pastagem é realizado de forma agroecológica, utilizando o pastejo rotacionado no qual vacas e ovelhas são rotacionadas em piquetes, permanecendo em cada um por no máximo dois dias. Essa prática reduz significativamente a infestação por parasitas internos e externos, promovendo a saúde animal e a qualidade do leite. Além disso, ao evitar o superpastejo, as plantas têm tempo para se recuperar, garantindo pastagens mais vigorosas e nutritivas.
A queijaria também prioriza o bem-estar animal, adotando práticas que respeitem a sua natureza. Não realizam mutilações como o corte de chifres e caudas, procedimentos que causam dor e estresse, além de permitir que os bezerros permaneçam com suas mães durante a primeira semana de vida, garantindo o recebimento do colostro, fundamental para seu desenvolvimento imunológico.
Nutrição
Desde junho de 2024, os animais recebem rações específicas para cada fase da vida, garantindo a qualidade do leite e a saúde do rebanho.
Com a orientação de Elissa Vizzotto, coordenadora técnica de Bovinos Leiteiros da Premix, as vacas em lactação atualmente são alimentadas com ração Max Lactação, que possui o aditivo 100% natural Fator P, responsável por aumentar os sólidos totais para a produção de leite. Já para os bezerros é oferecida a ração Max Bezerro 18, que tem como objetivo o rápido desenvolvimento do rúmen. O rebanho também é suplementado com Premiphos Leite Pasto.
Sustentabilidade
A Estância Baobá faz uso de placas solares para geração de energia limpa, adota a compostagem e a pecuária regenerativa, evitando o uso de agrotóxicos, promovendo a saúde do solo e dos animais.
Premiações
O primeiro concurso que a Estância Baobá participou foi na Expo Queijo, em 2019, onde conquistou uma medalha de prata e duas de bronze. Em 2022, a queijaria participou pela primeira vez do concurso Mundial do Queijo, faturando sete medalhas (quatro de prata e três de bronze). No concurso Queijos do Paraná de 2023 foram duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze. No Mundial do Queijo de 2024, empresa conquistou a medalha Super Ouro e uma de bronze. E no Queijos Brasil de 2024, foram uma de ouro, duas de prata e uma de bronze.
Para Livia Trevisan, as premiações são o resultado de muito trabalho e dedicação em produzir queijos artesanais de alta qualidade. “Essas conquistas reforçam nossa posição como referência no setor e nos motiva a continuar produzindo alimentos saudáveis e nutritivos sem comprometer o meio ambiente e o bem-estar animal”, destaca.
O futuro
Mesmo diante de desafios como o roubo de parte do rebanho em 2022, a queijaria demonstrou grande resiliência e mantém seu compromisso com a produção de queijos artesanais de alta qualidade. Com o objetivo de se consolidar ainda mais no mercado, a propriedade está investindo em sua expansão, buscando adquirir novos animais e implementar o sistema silvipastoril. Além disso, a obtenção do certificado de propriedade livre de tuberculose e brucelose é um passo fundamental para garantir a segurança alimentar e fortalecer a marca da Estância Baobá.
Sinergia perfeita
A qualidade dos queijos é resultado de um conjunto de fatores, como o manejo cuidadoso dos animais, a utilização de leite de alta qualidade e a alimentação fornecida pela Premix. As rações formuladas garantem uma nutrição equilibrada para os animais, contribuindo para a qualidade do leite e a saúde do rebanho.
A sinergia entre a alimentação, normas higiênicas sanitárias e as práticas de manejo sustentável da propriedade resulta em queijos artesanais de alta qualidade, que conquistam paladares exigentes e reforçam o compromisso da Estância Baobá com a produção de alimentos saudáveis e saborosos.