Mulheres do Agro: O talento dentro e fora da porteira
Março é mês de valorizar as mulheres do Agro, afinal elas lutam arduamente diariamente para conquistar seu espaço no agronegócio.
Com o objetivo comemorar a importância dos papéis femininos para o desenvolvimento social e econômico do Brasil, hoje falaremos delas.
Seja nos campos, na ciência, as mulheres do agro, se juntam a fim de aumentar a produtividade, lucratividade e sustentabilidade das fazendas.
Ressaltamos que a mulher batalhou muito para chegar até aqui. Muitas podem se identificar em algum momento com esse texto.
Pois, sabem que precisaram demonstrar sua capacidade, estudar muito, ler muito, e continuam a ter jornadas exaustivas entre a vida pessoal e profissional.
Mas as mulheres do agro, estão se defendendo e já se posicionam em um mercado como o agronegócio.
Elas são responsáveis pela gestão!
Ao longo dos anos, as mulheres estão cada vez mais participativas e engajadas a contribuir para funções que antes eram, na maioria, executadas por homens.
Elas são gestoras com mais humanidade, mais sensíveis em suas decisões e esse jeito diferente revoluciona as propriedades e empresas nas quais estão inseridas.
Uma vez que o agronegócio representa 25% do PIB total do Brasil, 8% da movimentação é feita por mulheres algo próximo a incríveis US$ 165 bilhões.
Com um aumento de 8,3% de mulheres trabalhando com o agronegócio anualmente, a participação feminina vem crescendo e solidificando!
Confira os resultados da pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Agronegócio (Abag):
Esse apontamento mostrou que as mulheres do agro atuam principalmente como responsáveis pelo gerenciamento e estão à frente de outros setores.
Sejam agricultoras, pecuaristas, sucessoras, executivas, políticas, as lutas dessas profissionais do setor mostram sua força.
Sem se colocar no papel de vítimas, elas vêm cada vez mais se tornaram protagonistas de suas próprias histórias, servindo de exemplo para as gerações futuras.
2020 o ano de ressignificar!
2020, entrou para história como um ano desafiador, mas com a certeza de que a mulher marcou presença no Agro.
Diariamente nos readaptamos, reaprendemos, recalculamos os caminhos, em meio a uma pandemia, que fez o mundo praticamente parar.
Distante disso o #AgroNãoPara, seguindo firme com a tarefa de garantir o abastecimento alimentar no país.
O esforço muito se deu da participação das mulheres do agro, como produtoras, empresárias e empreendedoras que atuam no setor.
O crescimento do PIB do agro é de 9% em comparação a 2019 e deve ser impulsionado pelo bom desempenho econômico da pecuária e das
A voz da mulher do agro tem poder, como brasileira, como representante de um setor que tanto movimenta a economia desse país.
A união faz a força!
Dentro da rede social Facebook, mulheres do agro criaram um grupo onde compartilham diariamente fotos, vídeos e experiências do mundo rural entre elas.
Agro Mulher Brasil, surgiu para dar espaço para todas que trabalham no mundo do agro, independente do setor de atuação.
Empoderando e incentivando, o grupo mostra que todas têm capacidade de gerir sua própria carreira, mesmo no setor agropecuário.
Atualizadas e prontas para os desafios!
Estudo realizado pela Associação Brasileira do Mercado Rural e do Agronegócio (ABMRA) comprovou que, garantindo espaço próprio, o número de mulheres em cargos de decisão em empreendimentos rurais aumentou de 10% para 31% entre 2013 e 2018.
A pesquisa concluiu, também, que as mulheres utilizam mais a tecnologia, 83%, frente 69% dos homens.
Inclusive quanto a formação superior, uma em cada quatro mulheres fez cursos de graduação enquanto os homens, somente um a cada cinco.
Portanto, é com orgulho que concluímos, cada dia mais as mulheres do agro brasileiro possuem escolaridade alta e independência financeira.
As aceleradoras da inovação!
Sustentabilidade, bem-estar animal e uso de tecnologia não dependem mais de força física.
Estamos caminhando rumo a agricultura digital e da interação modular, onde as mulheres do agro se destacam por sua concentração e intuição.
Do lado de dentro da porteira elas se tornam protagonistas, sucessores e até empreendedoras profissionais.
Avançando rapidamente nas últimas décadas o papel das mulheres inegavelmente melhorou em todos os setores, incluindo o agronegócio.
Desempenhando um papel vital na agricultura, a participação das mulheres no agro aumenta a cada ano e corresponde cerca de 43% da força de trabalho de campo nos países em desenvolvimento de acordo com a Oganização das Nações Unidas (ONU).
A Premix luta lado a lado por todas as mulheres e homens que batalham por um agronegócio cada vez mais competitivo e sustentável!
Afinal, as tempestades irão passar e a colheita será farta para todos nós, independente de gênero, fortaleceremos cada dia mais o setor.
Acompanhe o blog Premix, e fique acima de tudo por dentro das novidades do agronegócio!