Entenda os tipos e as indicações das vacinas para o gado
Você se lembra do texto que fizemos para mostrar os mitos e verdades sobre a vacinação dos bovinos? Bem interessante, não é mesmo?
Hoje nosso objetivo é complementar as informações sobre o assunto, deixando você a par dos principais tipos e indicações das vacinas para o seu rebanho. Confira abaixo.
Brucelose bovina
É a infecção pelo micro-organismo Brucella abortus, que pode causar aborto e/ou infertilidade nas vacas. Recomenda-se a vacinação para fêmeas bovinas com idade entre 3 a 8 meses de vida.
Clostridiose
Animais contaminados pelo micro-organismos do gênero Clostridium podem desenvolver doenças como carbúnculo sintomático, gangrena gasosa, enterotoxemia, morte súbita e tétano. É recomendada a vacinação de machos e fêmeas, a partir de 3 ou 4 meses de vida.
Febre Aftosa
Esta vacina protege o gado contra a infecção pelo perigoso vírus da família Picornaviridae, que pode levar a lesões nos membros, podendo levar o animal à morte. Deve-se seguir o calendário de vacinação do Ministério da Agricultura.
Leptospirose
A finalidade é resguardar o rebanho da infecção pelos micro-organismos do gênero Leptospira, que podem causar infertilidade, aborto, mastite e até levar à morte. É recomendando vacinar macho e fêmea a partir de 3 meses de vida, com aplicação de dose de reforço após 30 dias.
Curtiu? Não deixe de comentar e compartilhar o conteúdo com seus colegas!