BLOGManejo na pecuáriaNoticias - Blog

Como promover o crescimento dos bezerros suplementando as vacas

A fonte de nutrição dos bezerros até os primeiros meses de vida é exclusivamente através do leite da mãe. Sendo assim, a importância no desenvolvimento dos bezerros está diretamente ligada às boas condições de saúde e nutrição das matrizes.

É importante destacar também que, antes mesmo do nascimento do bezerro, o equilíbrio nutricional da vaca influencia o desenvolvimento do feto, garantindo que o animal, ainda em fase de gestação, esteja em condições adequadas para a formação corporal do animal.

LEIA TAMBÉM: Os caminhos da suplementação na pecuária

Quando a mãe sofre algum tipo de privação de nutrientes na gestação, essa deficiência acarreta em complicações como mortalidade neonatal, retardo no crescimento do bezerro e posteriormente redução na qualidade da carne do futuro bovino adulto.

Suplementação das matrizes

Em estudos realizados com vacas suplementadas a partir dos 180 dias de gestação apresentaram incremento de 6 a 12 kg na desmama quando comparados com desmama   que não tiveram as mães com a mesma suplementação alimentar.

Além do peso, os bezerros com matrizes suplementadas também tiveram um ganho no desenvolvimento de carcaça.

Outro ganho encontrado na suplementação das vacas durante a gestação foi o aumento na taxa de prenhez em quase 25%. As fêmeas suplementadas durante a gestação voltaram ao ciclo de cio mais precocemente do que as demais.

Os bezerros fêmeas

Suplementar as vacas pode ter um ganho maior do que o previsto.

Foi observado que os bezerros fêmeas que tiveram suas mães suplementadas na fase final da gestação tiveram um adiantamento na fase de puberdade, ou seja, um número maior de filhas chegou ao estado de puberdade quando comparadas a bezerras que não tiveram suas mães suplementadas.

Estudos sobre a suplementação

A maioria dos estudos sobre o impacto da nutrição de matrizes sobre programação fetal foram realizados utilizando a suplementação proteica como ponto-chave para os benefícios da prole.

Porém, em um experimento de Marques et al. (2016), utilizando maiores teores de fontes orgânicas de microelementos (cobalto, cobre, manganês e zinco) em dietas isonitrogenadas (14,4%) na nutrição materna durante a gestação, observou-se um aumento de 11 kg no peso à desmama.

Houve também efeitos na terminação desses bezerros: filhos de vacas suplementadas entraram no confinamento com peso superior (10 kg) e, ao final do confinamento, a diferença se elevou para 14 kg, quando comparados a filhos de vacas suplementadas com menores teores de microelementos.

Um fato potencial associado à subnutrição durante a gestação é o aumento exponencial de substâncias oxidativas no corpo da matriz, sendo que a subnutrição leva à uma redução de substâncias antioxidantes, que por sua vez desempenham consequências negativas para o feto a curto e a longo prazo.

Suplementação com selênio

Assim, a suplementação adequada com selênio visa a prevenir possíveis efeitos deletérios causados pelos radicais livres.

Portanto, é inegável o efeito da suplementação mineral e proteica durante a fase gestacional. Assim, com o objetivo de suprir as necessidades de minerais e aminoácidos como já citados, devemos ter em mente a utilização de produtos que contenham em sua formulação fontes e teores adequados de microelementos e proteína verdadeira, para propiciar um maior aporte de nutrientes necessários para o desenvolvimento fetal otimizado.

Principalmente em situações onde ocorrem restrições na qualidade e quantidade da pastagem, refletindo um aumento na produtividade do sistema de cria.

Entenda mais sobre suplementação aqui no Blog da Premix. Até a próxima!

Por Marcos Vinicius Biehl

Médico veterinário, doutor em Ciências e coordenador de Cria da Premix

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *