Churrasco em casa: de Norte a Sul do País
O Brasil possui grande extensão territorial e por consequência detém inúmeras regiões, mas o churrasco em casa, é uma refeição que está presente na cultura brasileira, e reúne as pessoas de Norte a Sul do País.
Você deve saber que cada região faz o churrasco de uma forma, mas imagina quão diferente é?
Confira os diversos tipos de churrasco em casa, de acordo com cada região:
Região Sul
Impossível falar de churrasco em casa e não pensar no gaúcho, já que este prato está intrínseco a sua cultura. Por isso quando o assunto é churrasco, a região Sul é especialista!
Principais cortes bovinos: Costela, picanha e contrafilé.
Tempero: Exclusivamente sal grosso.
Complementos: Arroz de carreteiro, farinha de mandioca, maionese de batata, molho à campanha e pão de alho.
Bebida: O clima frio favorece bebidas que esquentam como o chimarrão de erva-mate ou mesmo um bom vinho das Serras Gaúchas.
O principal modo de preparo é a tradicional costela de chão, que feita no fogo (sem o uso de churrasqueira), traz um sabor defumado indescritível a carne e completam um perfeito churrasco gaúcho!
Região Sudeste
Já no sudeste, apesar do grande amor ao churrasco em casa, existe uma mistura grande de sabores, saindo um pouco do tradicional e acrescentando novas combinações a carne vermelha.
Principais cortes bovinos: Picanha, a alcatra, a maminha.
Tempero: Sal grosso, mas também com temperos como chimichurri.
Complementos: Arroz branco, maionese e vinagrete.
Bebida: Cerveja e caipirinha.
Apesar de um vasto consumo de churrasco em casa, no dia a dia, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, inovam, por exemplo com: feijoada, macarrão, quiabo ou até um pão de queijo mineiro como complemento.
Região Centro-Oeste
Uma das principais atividades econômicas do território é a pecuária. Essa região é claramente influenciada por ela e, por esse motivo, é fundamental sabe fazer um suculento churrasco em casa.
Principais cortes bovinos: Cupim, pacuzinho (bife do vazio).
Tempero: Laranja com sal.
Complementos: Mandioca, vinagrete, molho de alho e porque não um empadão goiano?
Bebida: Cerveja e o famoso tereré, que a partir da infusão da erva-mate e água gelada refresca as pessoas do calor da região.
Um dos maiores festivais da América Latina de churrasco, cortes de alta qualidade, preparados com diversas técnicas, acontece nessa região e com certeza sabe como deixar todos salivando!
Região Nordeste
Um pouco diferente do restante do país além do churrasco em casa tradicional, o nordestino usa também a carne de sol, um prato comum da região, que é salgada e seca antes de utilizar.
Principais cortes bovinos: Carne de sol (coxão mole ou duro, desde que seja de boa qualidade e esteja fresca), além de contrafilé e picanha.
Tempero: Sal grosso ou fino (com maior quantidade, para transformar em carne de sol)
Complementos: Arroz, feijão de corda, além da farofa ou paçoca de carne de sol (combinação com farinha de mandioca).
Bebida: Cerveja, pinga e até um whisky.
A carne de sol caiu no gosto do brasileiro e se tornou um prato típico da região, sobretudo no churrasco em casa. Imagina tudo isso somado as belezas naturais no Nordeste, um verdadeiro paraíso.
Região Norte
A cultura indígena tem forte presença na culinária, a carne de sol também se faz presente, mas as raízes e frutas, com seus sabores e aromas únicos encantam qualquer um que queira experimentar um churrasco em casa nesta região.
Principais cortes bovinos: Contrafilé, picanha e peito (granito)
Tempero: Tucupi (líquido amarelo extraído da mandioca brava)
Complementos: Arroz, farofa, vinagrete, mandioca, mas o charme fica por conta do açaí. Já comeu assim, direto na carne?
Bebida: Cerveja, tereré, pinga e vale experimentar também o suco de cajá.
Um churrasco em casa pra lá de diferente, mas o açaí na forma de uma pasta salgada, junto das refeições no Norte do Pará e Maranhão, com toda a certeza, traz uma ideia surpreendente de acompanhamento.
Gostou de conhecer os churrascos de cada região do País? Deu água na boca? Conta pra gente como é o churrasco em casa da sua região!
Se planeja fazer um churras no próximo final de semana vale a pena conhecer as 5 principais carnes usadas nos churrascos! E não esquece de participar do #DesafioDaCarne. Marque a @premix_nutri nos stories do Instagram e bora passar vontade em todo mundo!