BLOGCuriosidades do AgroGestão e tecnologiaNoticias - Blog

5 problemas comuns nas fazendas de pecuária e o que fazer para resolvê-los

A atividade pecuária no Brasil ganhou força nos últimos anos, com investimentos em tecnologia que trouxeram vantagens significativas para o setor.

Atualmente o país percebeu um aumento na quantidade e na qualidade da carne produzida, reflexo de uma sociedade que consome e continuará consumindo cada vez mais carne.

A maior prova dessa demanda crescente é que a atividade pecuária está presente em todos os municípios brasileiros.

Mas quem trabalha no setor sabe que nem tudo é um “mar de rosas”. Existem inúmeras dificuldades, normas e legislações, obrigações legais, além dos problemas que ocorrem no dia a dia da fazenda, que demandam do pecuarista um nível cada vez maior de controle na gestão do negócio. Foi o tempo em que se colocava o gado no pasto e o lucro brotava.

Por isso é importante conhecer os 5 maiores problemas enfrentados nas fazendas de atividade pecuária no Brasil e, principalmente, o que você pode fazer para resolvê-los.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para diminuir o calor excessivo na pecuária

  1. Qualificação de mão de obra

Sem dúvida este é um dos principais problemas nas fazendas de gado. Os trabalhadores geralmente não possuem alto nível de escolaridade, quando não, são analfabetos.

Isso prejudica muito no momento de ler os rótulos das embalagens, ocasionando em desperdício de produtos ou até em aplicação incorreta.

Além disso, a não qualificação do profissional prejudica na gestão da fazenda, uma vez que o acompanhamento dos dados é fundamental para medir a produtividade.

Uma forma de sanar esse problema é investir em treinamentos e capacitações para os trabalhadores, com foco no aumento da qualidade de vida deles.

Se for preciso começar do zero, contrate alguém para alfabetizá-los. Essas são algumas formas de conseguir a retenção de talentos e aumentar a produtividade.

Mão de obra na pecuária: veja como capacitar sua propriedade

  1. Normas e legislações

A atividade pecuária é vista com vilã do meio ambiente, o que na maioria das vezes é um rótulo sem fundamento.

Conhecer todas as normas trabalhistas, ambientais e sanitárias que envolvem a atividade nem sempre é fácil, pois envolvem legislações em 3 esferas (federal, estadual e municipal) além de outras próprias do segmento.

Para evitar multas e penalidades, é importante o pecuarista estar amparado por profissionais jurídicos e fisco-contábeis de confiança e especializados no setor.

  1. Preço dos insumos

A volatilidade dos preços dos commodities negociados nos mercados internacionais – quase sempre em dólar – dificultam a previsibilidade do produtor na hora de calcular os custos e prever os ganhos da propriedade, afetando diretamente o preço dos insumos utilizados na fazenda.

Uma dica para o pecuarista é separar um tempo para se informar, ler e entender sobre o tema. Aqui tem um documento da Conab que pode ajudar você nisso.

Você vai ver que é bem simples começar dividindo os seus custos em fixos e variáveis e planilhar isso para ter uma visão mais clara, facilitando o cálculo financeiro.

  1. Sucessão familiar

Este é o famoso conflito de gerações. A geração atual nasceu em um mundo conectado, com as informações na palma da mão, feita de pessoas mais ansiosas, dinâmicas, que estão acostumadas com a informação em tempo real e imediatistas.

Contudo, a vida do campo pede paciência, a natureza tem seu próprio tempo e as gerações mais antigas entendem isso muito bem.

Por isso, invista em algo que não caiu em desuso: o bom e velho diálogo para esclarecer papéis e responsabilidades. Não esqueça de documentá-los e atualizar os colaboradores da fazenda das mudanças acordadas.

  1. Falta de controle e gestão

O que você não mede, você não controla. Por isso, para garantir a gestão da atividade, é fundamental acompanhar de perto os números da fazenda. Dados como taxa de prenhez, arroba produzida por hectare, peso das recrias, entre muitas outras informações, vão garantir ao pecuarista a real situação da produção pecuária e munir o fazendeiro para futuras tomadas de decisões mais assertivas no negócio.

Quer conhecer mais sobre este e outros assuntos? Fique ligado aqui no blog e tenha sempre informações relevantes para o seu dia a dia na fazenda!

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *