5 itens essenciais para a sela do seu cavalo
BLOGCuriosidades do AgroEquinosNoticias - Blog

5 itens essenciais para a sela do seu cavalo

A sela é o equipamento mais importante na lida com o cavalo. Um equipamento bem ajustado, equilibrado e feito com material de qualidade, é sinônimo de segurança e longevidade para o cavalo e o cavaleiro. 

Seja para o trabalho, esporte ou lazer, não veja a sela como um custo, e sim, com um investimento que vai trazer conforto e segurança na montaria. 

Veja agora os cinco itens essenciais para um bom equipamento de montaria: 

1. Assento

É a parte da sela onde o cavaleiro vai ficar a maior parte do tempo. É o ponto de contato entre o homem e o animal e onde estará todo o peso em cima do cavalo. Ao contrário do que muitos podem pensar, o assento não deve ser macio, muito menos mole. O assento deve ser firme, bem estruturado, mas principalmente deve ser anatômico para não causar desconforto ao animal e nem ao cavaleiro. 

2. Suadouro

É o item que apoia a sela e cavaleiro no dorso do animal. Por isso, o cavaleiro deve ficar sempre atento se há algum material preso, tipo lascas de madeira, pedra e até mesmo areia, que pode causar ferimento do animal por fricção. 

3. Estribo

É a parte onde o cavaleiro vai apoiar o pé e se equilibrar em cima do cavalo. São sempre dois por sela e devem estar ambos na mesma altura em relação ao chão. Feitos na grande maioria de couro e metal, são fundamentais para o trabalho ou esporte, pois darão segurança e estabilidade na cavalgada. 

4. Loro

É a parte onde fica preso o estribo fica preso, é a tira, geralmente também feita em couro, que vai fixar o estribo na sela. O ideal é que o loro não tenha emenda feita por costura, pois isso pode diminuir a resistência do material, além de causar fissura no material. 

Deve-se tomar muito cuidado com a manutenção destes itens, pois o estribo ou o loro solto ou quebrado, pode causar a queda do cavaleiro. Além disso, será neles que o cavaleiro apoiará o peso antes de subir no animal, por isso, o equipamento deve ser resistente e ajustado na altura correta para não prejudicar a monta

5. Barrigueira

É a tira que fixa a sela no animal, merece muita atenção na sua manutenção. O material deve estar sempre conservado e flexível para vestir melhor o entorno do animal. 

Se você gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre os cavalos, então acompanhe o Blog da Premix e veja os conteúdos que estão gratuitos para você.

Você pode gostar

Mais em:BLOG

3 Comentários

  1. Foi muito boa essa dica gostei muito de saber sobre o Luiz as coisas que usa no cavalo um dia eu vou ter um e vou cuidar muito bem dele se Deus quiser 🙏🏻❤️

    1. Que bom que pudemos contribuir! Saiba mais sobre os cuidados em nossa página https://premix.com.br/blog/equinos/

  2. Podem listar algumas causas para perda de pelos na crina e cauda do cavalo, como infecção parasitária, presença de bactérias, brigas, deficiência nutricional ou até mesmo envelhecimento. Procure um responsável técnico para que haja maiores instruções.
    Já sobre sua segunda pergunta se é importante ferrar os cavalos, na maioria das situações normais, não é necessário. Entretanto, algumas situações necessitam que o cavalo seja ferrado, como: o animal passar muito tempo em solo duro e pedregoso, ou é trabalhado em terrenos mais íngremes que exigem maior tração ou até mesmo animais de marcha. Consulte um ferrador de confiança, ele saberá te aconselhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *