Notícias

Estamos revolucionando a gestão de pastagens com a Inteligência Artificial

Há mais de 46 anos, nos consolidamos como referência em nutrição animal, sempre em busca de inovações, que ampliem a produtividade de forma sustentável e fortaleçam o relacionamento com nossos clientes. Uma de nossas mais recentes inovações é o Manejo Remoto, uma ferramenta de inteligência artificial que está transformando o controle e manejo das pastagens em mais de 220 fazendas de nossos clientes em todo o país.

O Manejo Remoto integra dados de rotação de lotes de animais com informações precisas sobre as forragens, facilitando a movimentação do rebanho nos piquetes ideais. Essa abordagem inteligente garante uma gestão mais eficiente e produtiva das pastagens, otimizando os recursos disponíveis e melhorando o desempenho geral da operação pecuária de nossos parceiros.

Tecnologia a serviço da produtividade: Fazenda Santa Silvéria

Um bom exemplo da aplicação dessa tecnologia é a Fazenda Santa Silvéria, em Piratininga (SP). Cliente Premix há muitos anos, ela é reconhecida por seu sistema tecnológico avançado e trabalho em melhoramento genético da raça Bonsmara, a fazenda maneja mais de 1.600 cabeças de gado de corte por ano.

O Manejo Remoto, implantado há dois anos na propriedade, tem sido fundamental para a gestão e organização do rebanho no pasto em uma área extensa. “Essa tecnologia é aplicada de forma positiva para a definição de estratégias de movimentação de lotes de rebanho dentro da propriedade, com o objetivo de obter melhor colheita das pastagens”, ressalta Gabriel Lopes Amaral Costa, supervisor pecuário da fazenda.

A experiência da Fazenda Santa Silvéria é acompanhada de perto por nosso consultor técnico Ricardo Viana e pelo representante comercial Fabrício Souza, que destaca a vivência com a propriedade: “É um aplicativo fácil de utilizar e pensado para apoiar decisões no dia a dia. Seu algoritmo inteligente aprende com o manejo do rebanho e ajusta as estimativas conforme a movimentação e o histórico da fazenda.”

Parceria inovadora e os diferenciais do manejo remoto

A parceria da Premix com a AlRed, desenvolvedora do Manejo Remoto, nasceu antes mesmo da formalização da startup. Rafael Cunha, proprietário da AlRed, relembra: “Desde os primeiros testes com algoritmos para estimativa de biomassa de forragem por imagens de satélite, a Premix acreditou no potencial da ferramenta e passou a apoiar seu desenvolvimento.”

Segundo Cunha, o Manejo Remoto se destaca por oferecer uma abordagem completa e inovadora à gestão de pastagens, com diferenciais como:

Mapeamento da área produtiva da fazenda, com divisão por piquetes e avaliação da capacidade de suporte; 

Estimativas em tempo real da qualidade da forragem, incluindo teor de proteína bruta, FDN, NDT e produção de matéria seca (kg/ha), baseadas em imagens de satélite;

Monitoramento do fornecimento de suplementos e rações diretamente pelo aplicativo, com indicadores como frequência de fornecimento, kg/cabeça/dia e proporção do peso vivo.

Com o Manejo Remoto, reafirmamos nosso compromisso em oferecer aos pecuaristas brasileiros ferramentas que aliam tecnologia de ponta e conhecimento técnico, impulsionando a eficiência e a sustentabilidade no campo. “A inovação, um dos pilares de nossa marca, é contínua na Premix. O Manejo Remoto nos permite transformar desafios em oportunidades, garantindo que nossos clientes estejam sempre à frente no mercado e alcancem o máximo potencial de suas operações”, finaliza Ricardo Viana.

A utilização da ferramenta na Fazenda Santa Silvéria foi destaque em uma reportagem especial sobre inteligência artificial no agronegócio do quadro “Nosso Campo”, da TV Tem, associada da Rede Globo em Sorocaba em Jundiaí. Clique aqui e confira!

 

Você pode gostar

Mais em:Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *