Bois no confinamento
BLOGCorte - confinamento e semiconfinamentoNoticias - Blog

Confinamento: 5 pontos que atrapalham a nutrição dos bovinos

A eficiência brasileira na produção de carne bovina é notável, grande parte desses bons resultados são conquistados com o confinamento.

Por outro lado dentre vários fatores, essa excelência se deve ao manejo adequado, somado ao controle sanitário e à nutrição de qualidade. 

Assim sendo a boa alimentação do gado é fundamental para o sucesso do negócio, que visa o ganho de peso dos animais confinados. 

Pensando nisso trouxemos 5 pontos que podem prejudicar o consumo do rebanho no confinamento e causam deficiências nos seus índices zootécnicos. Veja abaixo:

1. Água: qualidade e alcance 

A qualidade da água de bebedouros que não são limpos com frequência, se torna duvidosa, além disso a oferta de água limitada ou dificultada no confinamento trás malefícios aos animais.

2. Espaço limitado de cocho 

Bovinos confinados com cocho de tamanho menor do que o recomendado, consequentemente ficam mais  estressados, com isso há piora no desempenho e qualidade das carcaças.

3. Acesso dificultado ao cocho

A dificuldade de aproximação, posteriormente, inviabiliza a alimentação adequada dos animais em confinamento, podendo trazer queda de 10 a 15% no consumo geral.

4. Alimento mofado ou estragado

Alimentos contaminados, estão associados à menor ingestão de alimento, causando efeitos como: redução no ganho de peso, menor eficiência reprodutiva, vômitos, diarreia e inflamações.

5. Falta de rotina alimentar

Planejamento inadequado pode gerar perdas de ração e diminuição do consumo, sendo assim uma rotina deve ser seguida pelo responsável de alimentar esses animais no confinamento.

 

Confinamento: 5 pontos que atrapalham a nutrição dos bovinos

Os fatores observados acima possuem um papel crucial no desempenho do rebanho, com organização e atenção, os animais confinados expressarão ao máximo seu potencial genético. Ou seja:

  • Favoreça o consumo e o ganho de peso dos animais seguindo nossas dicas, assim consequentemente, reduzirá o número de dias deles no cocho.
  • Invista em produtos com aditivos além de serem promotores de crescimento, são alternativas saudáveis e ambientalmente corretas, para o seu confinamento.

Gostou desse texto? Acesse o Blog Premix e confira outros assuntos, como: Dicas de manutenção dos piquetes de confinamento.

Você pode gostar

Mais em:BLOG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *