Pecuária: confira as melhores raças para produção de leite
Você já deve ter percebido que é cada vez mais comum o uso de tecnologia na pecuária brasileira, não é mesmo?
Nas médias e grandes propriedades rurais, os investimentos em novos equipamentos, softwares e aprimoramento técnico ajudam o país a conquistar índices cada vez mais relevantes em relação à produção de carne e leite.
Além dos investimentos na produção e manejo, a genética animal é um fator fundamental para alcançar bons resultados na gestão da propriedade.
Algumas raças são campeãs em produtividade de leite. Conheça as três principais presentes na pecuária leiteira do Brasil:
Holandesa – raça de origem europeia, as vacas holandesas são as que têm o maior potencial de produção de leite. É a raça mais comum na pecuária do leite em todo o mundo.
Jersey – assim como a holandesa, também é uma raça com origem europeia, contudo sua rusticidade torna seu manejo mais fácil, ou seja, é uma raça mais apta para a produção de leite, fertilidade e longevidade.
Gir – é uma vaca de grande porte, pelagem variada e temperamento dócil. Tem origem indiana, e também é famosa na produção de leite.
Conheça nas Histórias de Sucesso como o fator genético fez o Sítio Recanto do Gigica, em Itapeva – MG, bater recorde na produção leiteira.
E aqui você confere a importância da fibra da nutrição da vaca leiteira.