Cão de pastoreio da raça Border Collie deitado no pasto admirando bois pretos da raça Angus ao fundo.
Cão de pastoreio da raça Border Collie.
BLOGCuriosidades do AgroDestaque-blogManejo na pecuária

Cão de pastoreio: melhore o manejo da sua boiada!

Há mais de 12.000 anos o cachorro foi domesticado pelo homem. Mas, muito além de animal de companhia, ele também era (e ainda é) usado como cão de pastoreio de rebanhos.

Por ser uma atividade exercida há séculos pelos cães, as raças de cães de pastoreio foram passando por várias modificações anatômicas no decorrer dos anos.

Nos primórdios da atividade agropecuária, a função do cão de pastoreio era proteger o rebanho dos predadores. Porém, com o surgimento dos centros urbanos, esta ameaça foi diminuindo.

Devido essa mudança de cenário, o perfil dos cães foi sendo modificado também. Passaram de agressivos e ferozes, para animais mais ágeis e de menor porte. Assim, conseguindo executar melhor a tarefa de pastorear.

Continue com a leitura do blog para entender o porquê é interessante ter um cão de pastoreio na sua fazenda.

Primeiramente, o que é pastoreio?

Pastoreio o ato de conduzir a boiada pelo posto, levá-la de um lugar a outro de forma ordenada, sem perder o controle dos animais.

É uma função de suma importância nas fazendas, uma vez que é algo realizado praticamente todos os dias. Principalmente em propriedades muito grandes, com grande volume de bois.

A importância do cão de pastoreio na sua fazenda

Com o crescimento expressivo dos rebanhos bovinos do país, tornou-se difícil para os pecuaristas conseguirem mão de obra qualificada para o pastoreio.

E, o cão, vem como um auxílio para suprir essa necessidade de pessoas manejando a boiada.

Em momentos de pesagem dos animais; trocas de animais de piquete; apartação de animais doentes, separação de lotes, com certeza, a presença de um cão de pastoreio facilita muito o manejo.

Benefícios do cão de pastoreio

  1. O primeiro deles, mexe com o seu bolso! O dono da fazenda pode economizar no investimento em colaboradores, já que um cachorro consegue lidar com até 200 cabeças de gado (isso dependerá da habilidade do animal);
  2. A longevidade do animal é em média de 10 anos realizando o trabalho, ou seja, o treinamento do cão é pago com facilidade;
  3. O pastoreio com cães ajuda no bem-estar do gado, já que “os animais falam a mesma língua”, isso pode refletir em aumento de produtividade na fazenda;
  4. Além dessa atividade trivial, o cão de pastoreio pode se tornar o guardião da fazenda, protegendo a propriedade em si.

 

Raças de cão de pastoreio mais usadas

Após treinamento, qualquer cachorro pode ir para a lida do gado. Porém, algumas raças têm maior facilidade no processo de treinamento e, consequentemente, são mais aptas à atividade.

A seguir, elencamos algumas raças mais buscadas no mercado de cão de pastoreio:

  • Border Collie
  • Boiadeiro Australiano | Blue Heeler | Red Heeler
  • Pastor Alemão
  • Corgi
  • Ovelheiro Gaúcho

Você pode ler sobre cada uma delas clicando aqui.

Características necessárias para um bom cão de pastoreio

Assim como dito anteriormente, algumas características são imprescindíveis para um bom desempenho da atividade de pastoreio pelos cães.

Aí vão algumas delas:

  • Inteligência
  • Obediência e disciplina
  • Esperteza (de fácil aprendizado)
  • Agilidade
  • Instinto protetor
  • Audição aguçada
  • Bom temperamento (docilidade)

Adestramento de cães de pastoreio

Assista ao vídeo a seguir para entender melhor como é realizado o treinamento dos cães de pastoreio.

Dica de ouro: se o seu cachorro morde muito o gado ou as ovelhas no momento em que está pastoreando, fique atento! Isso pode ser um sinal de insegurança do seu cão ou do manejador da sua boiada.

Apesar da Premix não fabricar rações para cães, ela se preocupa e quer te ajudar no manejo da sua fazenda.

Se você, produtor, tiver alguma dúvida relacionada ao manejo da sua fazenda, entre em contato com os nossos Técnicos Digitais, eles podem te ajudar. Esse é um serviço gratuito da Premix.

Por isso, continue acompanhando nossos conteúdos do Blog Premix e descubra muito mais dicas relacionadas ao dia a dia da do campo.

You may also like

More in:BLOG

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *