Notícias

Uso de suplemento com aditivo Fator P na Fazenda São Domingos registra lucro de R$ 371,12 por hectare no seu programa de semiconfinamento

O trabalho foi realizado em um período médio de 65 dias


 

sao-domingos-imagem1-600

O programa de semiconfinamento em pasto pós-soja assessorado pela Premix, empresa nacional líder em nutrição animal, na Fazenda São Domingos, localizada no município de Marianópolis (TO), resultou em um ganho de peso diário de 1,4 kg e lucro de R$ 371,12 por hectare em um período de 65 dias. O trabalho foi desempenhado pelo consultor técnico da Premix Antonio Júnior.

A propriedade, pertencente a Álvaro Bastos, possui produção de milho e sorgo, onde desenvolve agricultura e pecuária. Com a disponibilidade desses insumos em abundância e auxiliada pela consultoria da Premix, traçou como objetivo suplementar os animais das raças Nelore e cruzados Angus x Nelore utilizando o produto Núcleo Concentrado para Rações, aditivado com Fator P.

sao-domingos-1

Os 400 animais foram vermifugados, pesados, apartados e acomodados em uma área de 160 hectares de Brachiaria ruziziensis formada em consórcio com lavoura de soja.

Quatro piquetes com tamanho médio de 40 hectares foram implantados, com bebedouros de 500 litros e cochos para suplemento com 40 cm/animal. Como a área disponível para o pastejo era limitada, foi idealizada uma suplementação de alto consumo, partindo de 0,5% até 2,0% do peso corporal dos animais, visando substituir parte da forragem da dieta pelo suplemento.

O trato dos animais foi dividido em duas vezes, uma na parte da manhã, entre 10h e 12h, e outra na parte da tarde, entre 15h e 16h. Foi realizada também a adaptação dos animais durante um período médio de sete dias, com aumento gradativo da oferta de suplemento até a dose de 3,00 kg/animal/dia. Após isso, a dose de suplemento foi aumentada quinzenalmente em 2 kg/animal/dia. O período médio de suplementação para os quatro lotes semiconfinados foi de 65 dias, entre junho e agosto de 2016.

sao-domingos-2

sao-domingos-3

Ao final da suplementação, a média geral de peso registrada foi de 560,70 kg, demonstrando um ganho médio diário (GMD) em peso corporal de 1,41 kg. O rendimento de carcaça ao abate foi de 54,71%, enquanto o ganho em carcaça por animal atingiu média diária de 1,11 kg, totalizando 4,83 arrobas de carcaça no período.

Para Antonio Júnior, o que mais chama atenção neste trabalho não são os parâmetros individuais dos animais, mas os indicadores de produtividade, pois numa área relativamente pequena, com 160 hectares, foi possível acomodar 400 animais, alcançando a produtividade de 12,07 arrobas/ha em 65 dias, quando, no panorama nacional da pecuária, a produtividade de sistemas extensivos não tem ultrapassado 6 arrobas/ha/ano, segundo dados do anuário Anualpec 2016. “Esse nível de produtividade é reflexo dos benefícios da lavoura para o pasto, aumentando a sua capacidade de suporte, além das práticas de manejo e do suplemento utilizado”, destaca.

O Núcleo Concentrado para Rações (NCR) é um núcleo proteico-mineral para formulação de rações que, adicionado a um ingrediente energético na relação de 15% do núcleo e 85% de milho ou sorgo moído, por exemplo, resulta em uma ração com níveis de nutrientes adequados para a fase de terminação dos bovinos.

Além disso, o núcleo é aditivado com o exclusivo aditivo da Premix, o Fator P, que é 100% orgânico, composto por aminoácidos, probióticos e óleos essenciais que melhoram a digestão de alimentos fibrosos, o metabolismo ruminal e a absorção de nutrientes. A inclusão do Fator P na alimentação do animal favorece o ganho de peso em até 20%.

Tanto o consultor técnico quanto o representante comercial Cléber Júnior acompanharam o trabalho de suplementação da Fazenda São Domingos em visitas estratégicas durante o período de 120 dias. Para eles, o próximo desafio da Premix é assessorar o semiconfinamento de 1.000 animais na entressafra da soja este ano.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 38 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Itumbiara (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

Entre em contato
com um dos nossos consultores