Notícias

Parceria entre Premix e Unaerp permitirá o desenvolvimento de inovações biotecnológicas voltadas à nutrição de bovinos para produção


 

pmx_unaerp-01-600

A Premix, empresa nacional líder em nutrição animal, e a Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), uma das principais instituições de ensino do interior paulista, firmaram uma parceria técnico-científica para o desenvolvimento de biotecnologias e produtos em escala industrial, destinados ao uso em nutrição animal bovina, baseados em ativos existentes em formulações extrativas de plantas e microrganismos.

A parceria busca estabelecer uma aliança estratégica nos campos acadêmico, tecnológico e empresarial para desenvolver atividades específicas relacionadas com pesquisas e desenvolvimento de produtos inovadores.

Os primeiros passos que aproximaram a empresa da instituição se deram a partir do Dr.  Luis Eduardo Ferreira que, enquanto fazia o seu doutorado no Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UNAERP, desenvolveu projetos ligados à pecuária e os apresentou ao comitê científico da Premix. A partir disso, Luis Eduardo passou a integrar a equipe do diretor de Pesquisa e Inovação da Premix, Lauriston Bertelli Fernandes.

Para a Dra. Suzelei de Castro França, coordenadora do departamento de Biotecnologia da Unaerp, a inovação tecnológica é um dos objetivos principais UNAERP e para isso tem subsidiado incondicionalmente as pesquisas nas diversas áreas do saber ali conduzidas. Tal apoio têm resultado no desenvolvimento de processos e produtos depois repassados ao setor produtivo para que as novas tecnologias possam chegar até os produtores.

Nesta parceria Premix/UNAERP estão previstas a padronização de metodologias a partir de ensaios microbiológicos, químicos, bioquímicos e moleculares, para avaliar e comprovar a eficácia e a segurança de uso de compostos bioativos extraídos de espécies vegetais ou coprodutos, visando a identificação de aditivos nutricionais a serem incorporados na dieta de ruminantes.

Também fará parte da pesquisa o estabelecimento de processos biotecnológicos para avaliar a dinâmica de flutuação da microbiota ruminal através de amostras biológicas (líquido ruminal) coletadas de bovinos tratados com diferentes compostos bioativos.

Para Dra. Suzelei a parceria com a Premix é de extrema relevância uma vez que agrega equipes multidisciplinares de profissionais da academia e do setor produtivo,  que reúnem expertises complementares nas áreas de saúde, saúde animal e nutrição animal, preparados para atender as demandas e dar suporte aos produtores de bovinos, equinos e  ovinos.

“Para nós, que investimos em biotecnologia para saúde animal há mais de 30 anos, é muito gratificante trabalharmos com a Premix. As pessoas que estão na direção dessa empresa têm visão de futuro, pois acreditam que podem evoluir no relacionamento com o setor acadêmico, que, sem dúvida, irá contribuir para o desenvolvimento de pesquisas de seu interesse”, destaca.

De acordo com Lauriston Bertelli Fernandes, a parceria permitirá o desenvolvimento e inovações biotecnológicas voltadas à nutrição de animais de produção, com foco em aditivos naturais, eficazes e sustentáveis.

“A Premix considera um passo fundamental a inclusão de mais esta renomada instituição em sua rede de parceiros em tecnologia para que soluções realmente inovadoras sejam desenvolvidas, alavancadas ou aprimoradas para o desenvolvimento e expansão tecnológica da cadeia de produção de carne e leite no Brasil”, conclui.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 40 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Rio Verde (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

pmx_unaerp-02-600

pmx_unaerp-03-600