Notícias

Com tecnologia e assessoria da Premix, Fazenda Porto Belo, de Colinas (MA), alcançou 1,1 Kg em ganho de carcaça diário com redução da pegada de carbono


 

PREMIX 3-600

A Premix assessorou o trabalho de confinamento da Fazenda Porto Belo, localizada no município de Colinas (MA), que alcançou excelentes resultados, tanto no ganho de carcaça diário, que chegou a 1,1 Kg, quanto na redução da pegada de carbono.

O proprietário, Mauro da Silva Porto, atendido pela equipe técnica da empresa, representada pelo consultor Antonio Maranhão e pelo representante comercial Leywe Lira, buscou a melhoria dos índices zootécnicos da propriedade através do confinamento. Para isso, foi elaborado o planejamento nutricional de acordo com as metas de desempenho animal desejadas pelo produtor.

Entraram para o confinamento 340 animais, sendo apartados por peso e tamanho corporal sendo divididos em três lotes. Os animais receberam protocolo sanitário da fazenda em seguida foram alojados em currais diferentes. O peso corporal médio de entrada foi de 408,17 Kg.

O confinamento ocorreu entre os dias 13 de setembro de 2017 e 20 de novembro de 2017, período de seca na região. A tecnologia utilizada para o confinamento foi a dieta grão inteiro, utilizando milho grão e Pró-Milho 15%, um núcleo proteico-mineral para bovinos da Premix, enriquecido com a tecnologia Fator P. Como a propriedade recebe visitas mensais da assessoria Premix ao longo do ano, foi possível acompanhar de perto o sistema produtivo.

O rendimento médio de carcaça foi de 54,11%, resultando em 18,59 arrobas por animal abatido, o que corresponde a um ganho de carcaça diário de 1,10 Kg, sendo este um resultado técnico e economicamente excelente.

pmx_tab-1

O consumo médio de matéria seca foi de 8,64 Kg/dia, média de 1,87% do peso corporal dos animais. A eficiência biológica foi de 117,80 Kg de matéria seca consumida por arroba produzida no confinamento. O custo da arroba engordada no confinamento foi de R$ 83,63, com lucro operacional de R$ 429,43 por animal e rentabilidade média ao mês de 8,95%.

pmx_tab-2(correta)

Segundo Antonio Maranhão, os indicadores positivos demonstram a alta viabilidade do confinamento grão inteiro com o Pró-Milho 15%. “A pecuária de corte além de obter lucratividade, tem como desafio produzir de forma sustentável. Por isso, a Premix, em parceria com seus clientes, tem como premissa viabilizar e fortalecer uma Pecuária de Valor Sustentável”, destaca.

Maranhão ainda explica: “O confinamento é uma ferramenta fantástica, pois permite aliviar a carga animal das pastagens na época de escassez de forragem e aumenta a produtividade pecuária da propriedade. Associado à tecnologias, quando bem planejado e conduzido, o sistema de confinamento contribui para a conservação do meio ambiente”.

Nesse contexto, o Fator P, uma tecnologia nutricional 100% natural, traz consigo a proposta e contribuição para a redução da emissão de gases poluentes na pecuária bovina. Por meio do uso desta tecnologia e intensificação, foi possível reduzir 48 Kg de equivalente CO2 por Kg de carcaça produzida no sistema intensivo, quando comparado com sistemas convencionais onde os animais são suplementados a pasto e sem aditivo.  

No ano em que completa 40 anos, a Premix lançou, em fevereiro, o Manifesto Pecuária de Valor Sustentável, assumindo o compromisso de contribuir com uma pecuária baseada em produtividade por hectare, reduzindo a emissão animal de gases de efeito estufa.

O próximo desafio da propriedade, que também contará com a parceria da Premix, é evoluir o processo de gestão e incrementar ainda mais os índices de produtividade.

Sobre a Premix

O Grupo Premix tem como objetivo oferecer soluções em nutrição integradas. Com a missão de contribuir para evolução do agronegócio com um olhar no futuro, por meio de inovação, relacionamento e conhecimento compartilhado, o Grupo reúne as empresas Premix, indústria nacional líder em nutrição animal que atua há 40 anos no mercado, Green Fertilizantes e Sementes Paulista, e possui escritório central em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

A companhia oferece produtos de alta qualidade e consultoria especializada, disponibiliza aos clientes o seu know-how e produtos voltados para a qualidade do pasto, manejo correto e nutrição adequada de bovinos de corte e de leite, equinos, ovinos e caprinos conforme o clima e época do ano em cada região do País, categoria animal e fase de desenvolvimento.

Com moderna estrutura de produção e distribuição, a Premix também possui fábricas próprias em Patrocínio Paulista (SP), Presidente Prudente (SP) e Araguaína (TO), além de centros de distribuição em Juara (MT), Rio Verde (GO), Maringá (PR) e Campo Grande (MS). A companhia investe constantemente em inovação e desenvolvimento tecnológico de novos produtos com pesquisas e parcerias com as mais renomadas instituições de ensino do Brasil.

Entre em contato
com um dos nossos consultores